A APLB-SINDICATO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA CTB-BA SOBRE POLÍTICA E ATUALIDADE
Iniciou na última quarta-feira e continua até hoje (05 a 07), o Seminário Política e Atualidade, promovido pela CTB Bahia, com o objetivo de promover o debate sobre a nova ordem econômica, as relações de trabalho e segurança, desenvolvimento nacional, mídia, política industrial e energética. O evento acontece no auditório do Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória, em Salvador, com a presença de palestrantes tidos como referência nacional nas temáticas a serem abordadas.
Diretores da APLB- Sindicato, da capital e interior, estão participando com muito entusiasmo desse evento por julgar importante para o enfrentamento da luta cotidiana.
Temas como Mídia e Democracia, Dilemas da Luta pela terra no Brasil, Sindicalismo e suas adversidades diante da atual crise econômica mundial, Desenvolvimento Nacional e Política Industrial, Política Energética e soberania e Relações de Trabalho, Saúde e Segurança serão debatidos nesses dias.
Os palestrantes do evento são o jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, David Wilkerson de Souza e Nivaldo Santana, vice presidentes da CTB Nacional, João Guilherme, assessor sindical, Aloísio Sérgio Rocha Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Maurício Grabois, Marcelino Orozimbo da Rocha, presidente da Fitmetal – Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil, a Doutora. Margarida Barreto, da UNICAMP, e Pascoal Carneiro, Secretário Geral da CTB Nacional e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
No primeiro dia, Altamiro Borges chamou a atenção da plateia para a necessidade da democratização da comunicação no Brasil e o poder que a mídia tem sobre a sociedadeo jornalista Paulo Rogério, do blog Correio Nagô, destaca quea não democratização das mídias é um problema grave, que afeta diretamente o desenvolvimento do país. Ojornalista traz um tema importante para a reflexão dos presente que é a questão do cerceamento dos direitos da comunidade negra na mídia brasileira. Para o blogueiro, há muitas mudanças a fazer, principalmente no Código de Comunicação, vigente desde 1962. “É preciso forçar a criação de um marco da mídia no Brasil”. Ele ressalta anecessidade de se investir em educação para que a população tenha visão crítica sobre a mídia e os comunicadores sejam também questionadores.
O tema “A luta pela terra no Brasil” esquentou o debate na quarta à tarde.
Na quinta (06/12), segundo dia do seminário, Nivaldo Santana falou sobre o tema “O sindicalismo e suas adversidades diante da atual crise financeira mundial”. Nesta sexta, os temas norteadores do debate são política energética, relações de trabalho, saúde e segurança.
Nos dias 3 e 4/12 também foi realizado pela CTB-Bahia, o Curso Básico de Sindicalismo com o tema “Sindicalismo, política e economia” que contou com a colaboração de diversos professores especialistas, mestres/as e doutores/as.
O objetivo da CTB-BA, ao realizar este seminário, é formar e qualificar os trabalhadores e trabalhadoras para que possam contribuir de forma positiva nas lutas de classe. Portanto, está de parabéns por compreender e colocar em prática a concepção de que a formação sindical é essencial para que o/a trabalhador/a se sinta melhor preparado/a para o enfrentamento da luta em todas as suas dimensões.