GRUMAP: Gestão Escolar com princípios Participativo, Democrático e Antirracista

GRUMAP: Gestão Escolar com princípios Participativo, Democrático e Antirracista

A história de luta das mulheres no Alto das Pombas está intrinsecamente ligada às dificuldades impostas pelas desigualdades raciais e socioeconômicas.

Nesse contexto, a educação tem sido vista não apenas coma um direito, mas como uma estratégia fundamental para a emancipação do povo negro. Mobilizar as famílias e suas redes de apoio para que suas filhas e filhos não sejam privados de uma educação de qualidade é uma ação fundamental. Ao longo dos anos, a GRUMAP tem mostrado que, quando se trata de educação, não há limites para a luta, e que a mudança e possível, desde que se mantenha firme na defesa do direito de aprender, ensinar e transformar.

A luta pela participação efetiva na Eleição para a Gestão Escolar e parte central desse movimento. Reflete um desejo de reconfigurar as escolas coma espaços de verdadeiras práxis participativa, democrática e antirracista, onde acontece o compromisso com a Reparação da dívida histórica ao povo negro e o compromisso com a transformação da sociedade no caminho de um novo pacto civilizatório, Bern Viver.

Gestão Escolar Participativa, Democrática e Antirracista é a defesa do novo pacto civilizatório, Bem Viver. São as mães, estudantes, educadores e Educadoras, funcionários e comunidade tendo voz e ação nas decisões que afetam o cotidiano escolar. E o(a) gestor(a), junto com  a  equipe  de  gestão  (vice(s)  e coordenação pedagógica),    e com  a comunidade escolar que podem construir o Projeto Político – Pedag6gico (PPP), levando em consideração a Lei 10.639/03 o ensino da História Africana, a verdadeira            história do nosso país, o respeito a cultura e a religião de matrizes africanas.

Comunidade, percebemos um retrocesso histórico na sociedade brasileira que vem impactando nosso sonho no Caminho da Gestão Participativa, Democrática e Antirracista nas Escolas da Comunidade. Ou seja, sinais de processos centralizados, autoritários, com pouca ou nenhuma participação da comunidade, principalmente a negação da participação da GRUMAP. Percebemos as tentativas de naturalização de problemas para acobertar a Secretaria Municipal de Educação em suas ações perversas como: a falta de Professores, falta de ADI – (Auxiliar Desenvolvimento Infantil), falta biblioteca, não oferecem equipamentos de informática e internet…

Portanto a luta pela Reconstrução das Escolas (2023) e pela eleição para a Gestão Escolar(2024) e a forca da mobilização popular de mulheres negras que seguem os passos ancestrais e que acreditam na transformação das condições de vida e de aprendizagem através do espaço escolar.

Uma Gestão Escolar participativa, democrática e antirracista não e sobre a escolha de um(a) liderança, mas sabre a construção de uma educação capaz de superar as desigualdades raciais e reconhecer a trajetória da luta das mulheres da comunidade que tem apostado na construção de um futuro HUMANIZADO para as Novas Gerações no Alto das Pombas.

Por fim, a GRUMAP, com sua Força e Voz, faz Ecoar que as ELEIGOES para (de) GESTÃO ESCOLAR  no  ano  de  2024,  nas  Escolas Municipais em Reconstrução e Funcionando fora do Território do Alto das Pombas e um DISSIMULA(;AO e DESCASO da Secretaria Municipal de Educação – SMED com o processo transit6rio momenta difícil para as crianças, famílias e comunidade.

 

GRUMAP é o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 08 de março de 1982 e constituída por mulheres negras moradoras da comunidade do Alto das Pombas, em Salvador.

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