Professores de Filosofia e Sociologia apresentam à APLB proposta de matriz curricular para 2025
A direção da APLB recebeu, na sede da entidade, representantes de professoras (es) de Filosofia e Sociologia da rede estadual da Bahia, nesta terça-feira (26/11), para conhecer detalhes da proposta de matriz curricular para 2025 elaborada pelo segmento. O objetivo das (os) professoras (es) é garantir a ampliação da carga horária para as disciplinas em questão.
Da reunião, participaram a vice-coordenadora do Sindicato, Marilene Betros, e os diretores de Educação, Arielma Galvão, Olívia Mendes e Luciano Cerqueira. Segundo a vice-coordenadora, as propostas foram ouvidas e a direção reafirmou o apoio à mobilização pela ampliação da carga horária de Filosofia e de Sociologia.
“Comungamos com a proposta de elevar a carga horária destas disciplinas, até pela amplitude que elas possuem e pela necessidade de ampliar o pensamento desses estudantes, de acordo com a evolução do Século XXI”, afirmou Marilene Betros.
O movimento das (os) educadoras (es) surgiu após a divulgação de uma proposta de matriz curricular da Secretaria Estadual de Educação (SEC) que reduz a carga horária para as disciplinas. Depois disso, a pasta realizou uma consulta à categoria e deve, a partir dela, divulgar uma proposta final de matriz curricular para o Ensino Médio em 2025.
Recentemente, a APLB enviou um ofício à SEC solicitando a manutenção do diálogo, antes que seja publicada a proposta definitiva de novo currículo.