APLB Itinerante visita Colégio Estadual Cosme de Farias, em Salvador
A APLB-Sindicato visitou o Colégio Estadual Cosme de Farias, em Salvador, no último dia 18, onde se reuniu com a equipe gestora e a coordenação pedagógica da unidade de ensino. A Coordenadora Pedagógica da escola, Maiara Damasceno, fez uma denúncia de assédio moral durante a audiência pública promovida no dia 13 de novembro pela comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que discutiu o “Papel da Coordenação Pedagógica no Desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia”.
Em atenção ao fato, a APLB-Sindicato articulou uma reunião para escuta de todas as partes envolvidas na questão. A APLB considerou a reunião positiva, no que se refere à escuta e encaminhamento das demandas e fatos apresentados, dentre estes, a solicitação de remoção da coordenadora pedagógica, feita em junho deste ano.
A APLB articulou a presença da SEC na reunião, que compareceu através da Superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Rosário Muricy, com membros da sua equipe, a CONTE, com a presença de Ualson Reis e o NTE 26, através da ouvidoria, na pessoa de Jaqueline Azevedo.
Representando a APLB Sindicato estiveram presentes as diretoras/es, Olivia Mendes, Arielma Galvão, Valdice Borges, Reginaldo Alves e Valdir Assis.
A remoção da coordenadora aconteceu com ato publicado nesta quarta-feira (20/11), com processo construído com esse objetivo, tendo ata anexada e os trâmites necessários para validação do ato no âmbito administrativo. Vale ressaltar a vitória da APLB pela atuação comprometida e respeitosa com todas as partes. As outras demandas do processo seguem seu percurso, lembrando que precisa ser assegurado os trâmites em atenção aos ritos da administração pública. Defendemos o respeito ao processo e às partes com isonomia, ética, cuidado e transparência.
O projeto APLB Itinerante continua acompanhando as unidades de ensino do estado da Bahia, levando informações, escutando e fortalecendo os espaços de diálogo social. A APLB Sindicato defende ambientes de trabalho decentes para todos/as os/as trabalhadores/as da educação e trabalha nessa perspectiva, por nenhum direito a menos da classe trabalhadora e uma educação de qualidade para nossos/as alunos/as.