APLB alerta: Estados e municípios precisam cumprir Portaria que institui política para educação Étnico-Racial e Quilombola

APLB alerta: Estados e municípios precisam cumprir Portaria que institui política para educação Étnico-Racial e Quilombola

APLB-Sindicato alerta para a necessidade de estados e municípios cumprirem a Portaria MEC nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

A PNEERQ abrange toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, funcionários e alunos, e tem como objetivo:

  • Superar as desigualdades étnico-raciais na educação brasileira 
  • Promover a política educacional para a população quilombola 
  • Implementar ações e programas educacionais 
  • Implementar protocolos de prevenção e resposta ao racismo 
  • Formar profissionais da educação para gestão e docência 
  • Reconhecer avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas 
“Os estados e os municípios precisam se adequar e cumprir o que dispõe a Portaria. Para isso, os conselhos de educação, estadual e municipais, também devem se manifestar por meio de publicações, além do monitoramento e acompanhamento para que a política pública seja efetivada. Não temos notícias dessa movimentação”, disse Marcos Barreto, diretor da APLB.

Ele diz que o sindicato manifesta preocupação e tem cobrado dos diversos agentes que dialogam com Educação que mobilizem suas bases e pressionem pelo cumprimento da medida.

 

APLB com Notícia Preta

Foto: Antonio Cruz – Agência Brasil

Você pode gostar de ler também: