APLB-Itinerante visita escolas em Itabuna – Ba

A direção da APLB-Sindicato em Itabuna, Bahia, visitou escolas estaduais do município esta semana para ouvir educadores e debater as demandas da Educação. A ação faz parte do projeto APLB-Itinerante, que visa acompanhar o funcionamento das escolas, identificar e intermediar a solução de problemas relacionados à estrutura e administração. A equipe da APLB, composta pela diretora da regional Cacaueira, Rute Menezes, o professor e diretor de Organização do sindicato, José Lourenço Dias, e a professora Cristina Bonin, diretora de imprensa da APLB local, realizou as visitas nesta quinta-feira (24/10).

“O APLB-Itinerante fortalece a parceria com a categoria e a escuta qualificada de quem está no “chão da escola” é fundamental neste processo. O objetivo foi ouvir as demandas da base e também passar informações para os professores, coordenadores e gestores sobre as ações da APLB”, disse Rute.

Foram visitadas unidades de ensino como o Centro Integrado Oscar marinho Falcão (CIOMF), o Colégio Modelo e o Colégio Estadual Inácio Tosta Filho.

Na ocasião, os educadores pediram urgência na construção de salas modulares no CIOMF, conforme acordado em reunião da APLB com a SEC, pois a escola passa por reforma e os/as estudantes precisam seguir com as aulas. A direção do sindicato discutiu também questões como perdas salariais, processos de aposentadoria, licença pecúnia, portaria 190, precatórios do Fundef, piso GEAPME, Plano de Carreira, URV, entre outros assuntos.