Em seminário internacional, Rui Oliveira destaca o Dia do/a Professor/a: “Precisamos de valorização”

O coordenador geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, esteve na abertura do III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo, que acontece de hoje (15/10) até sexta-feira (18/10), na UFBA, em Salvador. Ativistas e pesquisadores de várias partes do país e do mundo discutem sobre a importância da Soberania Digital e do Ativismo Digital diante das grandes questões contemporâneas que envolvem as tecnologias, sobretudo a partir da sua relação com a Educação.

O objetivos do evento é fortalecer o vínculo entre essas instituições e a sociedade, alargando a rede com a integração de pesquisadores de outros países da América Latina, região formada por países que compartilham história e atravessam situações políticas e sociais similares. Participaram do evento nomes como Amaia Arroyo Sagasta da Universidade de Mondragon, na Espanha; Sergio Amadeu da Silveira, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Rafael Evangelista, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Flavia Levefre, do Instituto Nupef; Maria Helena Bonilla e Nelson Pretto, da UFBA.

Durante a sua intervenção, o professor Rui destacou a data de hoje, Dia do/a Professor/a, e reforçou a importância da valorização dos educadores.

“Professor/a é uma profissão de resistência, porque os ataques à Educação são muitos. Aproveito para prestar solidariedade aos/às docentes da UNEB, que estão em greve por melhores condições de trabalho. Em um mundo onde a desigualdade cresce, a Educação resiste, mas precisamos de valorização e investimento na carreira do/a educador/a”, disse.

O seminário faz parte das comemorações dos 30 anos do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da UFBA, que traz para a programação o resgate de sua trajetória de pesquisa e extensão através de um documentário inédito, além de outras expressões artísticas.

O encontro também dá continuidade a um projeto interinstitucional e internacional de pesquisa e de comunicação científica que dinamizou uma rede significativa de pesquisadores com diferentes experiências no campo da ciência, da educação e da criação, com um forte vínculo com a educação básica, desenvolvido entre 2018 e 2022.

VEJA AQUI AS INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO DO EVENTO!