APLB Alerta Sobre o Cuidado com as Escolas nas Eleições Municipais. “A responsabilidade não termina na hora do voto”, dispara Rui Oliveira

Escolas: Espaços de Democracia e Cidadania nas Eleições Municipais de 2024

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e, mais uma vez, as escolas se tornarão locais fundamentais para a votação. Nesse domingo, 6 de outubro, os eleitores terão a oportunidade de exercer seu direito democrático e escolher seus representantes. No entanto, a APLB-Sindicato faz o alerta de que é essencial que essa experiência seja conduzida com respeito e responsabilidade, tanto em relação ao ambiente escolar privado quanto ao patrimônio público.

O uso das escolas como locais de votação reflete a importância da educação cívica e do envolvimento da comunidade nas questões democráticas. Entretanto, é preocupante observar episódios de depredação, como quebra de cadeiras, mau uso dos banheiros e sujeira deixada nos espaços, após a votação. A APLB-Sindicato  ressalta a necessidade de que todos os eleitores façam a sua parte, utilizando os espaços de maneira adequada e zelando pela integridade das instalações. Vale lembrar que a depredação de bens públicos é punível em lei, reforçando a importância de um comportamento responsável durante todo esse processo.

A APLB defende que o compromisso com a preservação das escolas é um reflexo do respeito à educação e com relação a sociedade em geral. As escolas deverão ser disponibilizadas para o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, na sexta-feira (04/10) a partir das 14 horas, para funcionar como seções eleitorais no domingo (06/10). O TRE devolverá as escolas na próxima segunda-feira (07/10), a partir do meio dia. As aulas nas redes pública e privada são retomadas após a limpeza e arrumação dos ambientes. Portanto, é fundamental que todos se unam para garantir que as escolas permaneçam limpas e bem cuidadas, permitindo um retorno tranquilo para estudantes e trabalhadores (as) em educação.

“Neste momento democrático, é vital lembrar que a responsabilidade não termina na hora do voto. O respeito ao espaço onde exercemos nossa cidadania é um passo essencial para construir uma sociedade mais justa e consciente. Vamos juntos fazer deste dia um exemplo de civismo e cuidado!”, reforça o coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira.