RECONHECIMENTO – Projeto altera currículo escolar e cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História

RECONHECIMENTO – Projeto altera currículo escolar e cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História

PL aprovado no Senado agora segue para sanção presidencial

O plenário do Senado aprovou, no dia 10 de setembro, o projeto de lei 557/2020, que obriga a inclusão de abordagens femininas no currículo escolar. O texto também cria a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

A proposta modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394, de 1996) para os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. As abordagens femininas deverão incluir aspectos da história, ciência, arte e cultura do Brasil e do mundo, de forma a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.

A baixa representação feminina no mundo científico por causa de preconceito e desencorajamento motivou a criação do projeto, de acordo com a justificativa do texto.

Ainda segundo a defesa do PL lembra que, quando mencionadas em livros, mulheres são frequentemente enquadradas em papéis de gênero “tradicionais”, preestabelecidos pelo patriarcado. Há uma marginalização, sub-representação, e, em alguns lugares, a exclusão das mulheres dos livros de história

O projeto destaca ainda que muitas descobertas e conquistas em diversas áreas atribuídas a homens tiveram, na verdade, a participação de mulheres cujos nomes foram propositadamente ignorados ao longo da história e durante a transmissão do conhecimento.

Em relação à Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, o projeto determina realização de campanha anual, na segunda semana de março, nas escolas de educação básica do país.

Para a APLB o projeto pode ser uma oportunidade de dar visibilidade e mostrar a importância do papel da mulher na sociedade brasileira.

Conheça o projeto clicando aqui.

Com informações da Agência Senado

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