APLB Destaca o Dia Nacional do(a) Funcionário(a) da Educação com Reunião e Preparação para o XXI Encontro Estadual

APLB Destaca o Dia Nacional do(a) Funcionário(a) da Educação com Reunião e Preparação para o XXI Encontro Estadual

Hoje, 6 de agosto, é o Dia Nacional dos Funcionários e Funcionárias da Educação, data criada em 2014 para valorizar e reconhecer esta categoria. A Lei 13.054, que instituiu este dia, fortalece a Lei 12.014, que alterou o artigo 61 da LDB para reconhecer os (as) funcionários (as) de escola como profissionais da educação básica. E nada mais importante que reunir trabalhadores (as) da Educação neste dia para um amplo debate de temas importantes, de interesse da categoria. Assim foi a reunião promovida nesta terça-feira pela APLB-Sindicato, no Auditório Clarice Pereira, na sede da APLB, em Salvador, por meio da diretoria de Funcionários da APLB, que tem como dirigentes da pasta, Nivaldino Félix, Edmilsom Almeida e Jurandir Gregório.

O encontro reuniu trabalhadores e trabalhadoras em Educação que representaram diversos Núcleos e Delegacias do interior do estado da Bahia, como Feira de Santana, Nazaré das Farinhas, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Santo Antônio de Jesus, Piraí do Norte,  Irará, Valença, Itiúba, Vera Cruz, São José do Jacuípe, Jiquiriçá, Conceição da Feira, Santaluz e também de Salvador. Nivaldino Félix destaca que a reunião foi preparatória para o XXI Encontro Estadual dos (as) Funcionários (as) da Educação, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro, em Feira de Santana.

Na reunião também foram abordados importantes temas como Piso, valorização profissional, concurso público, Profuncionário, Plano de Carreira, combate à discriminação, além de informes sobre o planejamento e organização para o Encontro Estadual.

Além das presenças do coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira, e a vice coordenadora, Marilene Betros, diversos diretores/as da APLB prestigiaram a reunião e contribuíram com falas de esclarecimento e empoderamento.

Rui Oliveira parabenizou os/as presentes pelo dia comemorativo e  pontuou a importância de representantes da Educação ocuparem os espaços de poder, em alusão à disputa eleitoral que se aproxima.  “É importante termos cada vez mais funcionários/as da Educação como candidatos/as. Temos em breve eleições para a escolha de vereadores e prefeitos. A Educação precisa ocupar estes espaços. Precisamos de representantes políticos que conheçam o chão da escola para assim conquistarmos cada vez mais uma Educação pública de qualidade e com valorização para os profissionais da área”, ressaltou Rui, fazendo referência ao Movimento Mais Educação na Política.

 

 

Nivaldino chamou a atenção sobre o fortalecimento da unidade dos trabalhadores para a conquista de um Plano de Carreira e um Piso salarial unificado e criticou a discriminação. “A APLB sempre lutou contra a discriminação que ainda existe. Nas escolas, somos contra sala de professores ou ambientes de segregação. Somos todos educadores(as)”, defendeu. 

 

 

Edmilson defendeu que a organização política faz parte do processo de empoderamento. “É de suma importância a participação de todos e todas no encontro estadual. Teremos como tema ‘Um Novo Olhar Para os Funcionários da Educação”, pontuou.

Prestigiaram ainda o evento, os (as) diretores (as) da APLB: Ivone Azevedo, Elza Melo, José Dias, Valdir Assis, Jhay Lopes, Gercyjalda Silva, Emerson Aleluia, Ciclea Oliveira, e Elza Melo.  

Juntos somos mais!

 

Você pode gostar de ler também: