Mulheres que fazem a diferença – Diretora Jhay Lopes foi uma das homenageadas no Prêmio Clarice Pereira

Mulheres que fazem a diferença – Diretora Jhay Lopes foi uma das homenageadas no Prêmio Clarice Pereira

 

Luta, acolhimento, diversidade e muita emoção: esse foi o tom  da 2ª edição do Prêmio Clarice Pereira, uma iniciativa da seção baiana da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB-Bahia),  através da Secretaria da Mulher, com o apoio da Secretaria de Combate ao Racismo, APLB-Sindicato e demais entidades filiadas.

O grande evento que reconhece mulheres com atuação destacada e que leva o nome da querida Clarice Pereira, professora e ex-diretora da APLB-Sindicato, uma das vítimas da Covid-19, aconteceu na última quarta-feira (31/07), no auditório da entidade, que também foi batizado em homenagem a Clarice. O público formado em sua maioria por mulheres, de diferentes segmentos, prestigiou em peso  e lotou o referido auditório.

Antes do início da premiação, foi exibido um documentário produzido pela empresa  74.  Nas imagens,  Clarice em ação, além de depoimentos de familiares e lideranças femininas e sindicais sobre o seu legado de lutas contra o racismo, pelas mulheres, pela educação e por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

                                  Momento em que a diretora Jhay Lopes foi premiada

Justa Homenagem

Foram premiadas 11 lideranças femininas de diversas áreas que foram homenageadas com o Prêmio Clarice Pereira e, entre elas, a nossa dirigente Jhay Lopes, da diretoria de Gênero e Diversidade da APLB-Sindicato, secretária de Políticas para Diversidade da CTB e integrante do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAP+ de Salvador foi uma das premiadas pela luta em defesa da educação e contra a LGBTfobia. Jhay se emocionou com a femenagem e a dedicou à  professora Clarice Pereira, diretoria da APLB, aos funcionários,  e todas as pessoas que lutam e anseiam por um mundo melhor e mais inclusivo .

“Ser reconhecida com o Prêmio Clarice Pereira é uma honra e incentivo para continuar a nossa batalha por um mundo mais inclusivo e justo. Recebo esta homenagem com muito orgulho e renovada força para seguir na luta contra a LGBTfobia e em defesa da educação. Este prêmio é para todas as pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação e no respeito à diversidade. Clarice vive e revive em nossos corações e nos inspira cada dia mais”, destacou Jhay emocionada.

O evento, além de ser uma homenagem  à Clarice Pereira, tem relação com o 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A vice-coordenadora da APLB-Sindicato Marilene Betros prestigiou a premiação, além da Diretoria de Gênero e Diversidade, que participou da organização, e outros dirigentes da entidade. A direção da APLB saúda a CTB-Bahia pela iniciativa, entende que foi uma justa e merecida homenagem às mulheres e destaca  a homenagem a Jhay Lopes por sua larga trajetória e determinação.

Parabéns, Jhay Lopes!

 

 

 

Também foram homenageadas: Rosa de Souza (comerciária, presidenta da CTB Bahia e do SintraSuper); Silvana Santos (Sindicato dos Metalúrgicos);  Eliete Gonçalves (dirigente da ASSUFBA); Cherry Almeida (dirigente do Sindicato dos Comerciários); Naira Gomes (ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia); Joana Evangelista (dirigente do Fórum Nacional dos Direitos da Mulher na Bahia); Tatiane dos Anjos (Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe); Ivone Souza (dirigente do Cebrapaz e Associação José Marti); Ana Cristina (Mestra de Capoeira e ativista social de São Marcos); e Rosangela Madureira, do Coletivo Feminino Divas do Batom, que encerrou o evento com uma linda apresentação cultural.

Durante o evento, vários sindicalistas classistas participaram da entrega dos prêmios e falaram da importância das homenageadas e de Clarice Pereira, como a vice-coordenadora da APLB Marilene Betros, Carla Oliveira e Silvana Coelho ambas da diretoria de Gênero e Diversidade da APLB; Pascoal Carneiro (Metalúrgico e dirigente da CTB Bahia e CTB Nacional); Jerônimo Silva Júnior (Sindicato dos Bancários e secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia); Lucineide Sampaio (Sinposba); Nancy Andrade (Federação dos Bancários); Ivanilda Brito (presidenta do Sindsaúde e secretária de Imprensa da CTB Bahia); Reginaldo Alves (dirigente licenciado da APLB e vice-presidente licenciado da CTB Bahia); e Taína de Jesus (SintraSuper e FEC Bahia).

 

Com as irmãs da professora Clarice Pereira

 

 

 

Você pode gostar de ler também: