Comissão de Educação do Senado aprova NEM com retomada de 2,4 mil horas para matérias básicas; PL agora vai ao plenário da Casa

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira (19/06) o Projeto de Lei que institui mudanças no Novo Ensino Médio. O texto foi enviado pelo governo ao Congresso em outubro do ano passado, aprovado pela Câmara dos Deputados em março deste ano e  encaminhado ao Senado. Agora, após aprovação na Comissão de Educação, o projeto segue para análise do plenário do Senado.

O texto aprovado na Comissão foi o do relatório da professora Dorinha Seabra (União-TO), que foi lido pela primeira vez na semana passada. Nesta terça-feira (18), estava prevista a votação do projeto, no entanto, emendas ao texto foram apresentadas e a senadora fez algumas alterações no texto, entre elas, retomou a carga horária básica de 2,4 mil horas de formação básica (FGB) para o ensino médio.

“É mais uma vitória da resistência dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação. Conseguimos o apoio do MEC para reverter a forma original da carga horária, conforme aprovado na Câmara Federal. Seguiremos na luta por um Ensino Médio de qualidade para os estudantes brasileiros”, disse o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato, sobre a retomada das horas.

APLB com G1