“Defendemos a revogação do Novo Ensino Médio”, dispara Rui Oliveira sobre proposta de nova redução de disciplinas

“Defendemos a revogação do Novo Ensino Médio”, dispara Rui Oliveira sobre proposta de nova redução de disciplinas

O relatório da senadora Professora Dorinha (União Brasil – TO) para o novo ensino médio propõe que a carga horária para as disciplinas comuns seja novamente reduzida.

O documento apresentado na última  segunda-feira (10) definiu que a formação geral básica —que inclui disciplinas como português e matemática— seja limitada a 2.200 horas, ou seja, 200 horas a menos do que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de março.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira defende que a luta pela revogação do NEM deve ser mantida. “Nós vamos continuar mobilizados e em luta. Defendemos a revogação do Novo Ensino Médio! Não podemos e nem vamos concordar com retrocessos”, afirma Rui.

O texto aprovado pela Câmara definiu que a carga horária dessa etapa deveria destinar 2.400 horas para a parte comum (com as disciplinas tradicionais, como matemática, português, entre outras) e 600 horas para os itinerários formativos. No caso da educação técnica, a formação geral básica teria 2.100 horas e 900 horas para a parte flexível do currículo.

O documento apresentado pela senadora agora equipara a carga horária dos dois modelos, ou seja, com redução das disciplinas comuns para a maioria dos estudantes e ampliação para os que estiverem em cursos técnicos.

A votação do relatório já está na pauta da Comissão de Educação que se reúne na quarta-feira (12). Depois disso, vai para votação no plenário do Senado. Se houver alterações em relação ao que foi aprovado pelos deputados, ele precisa retornar à Câmara.

Outra mudança prevista no texto da senadora é a definição dos itinerários. O texto da Câmara previa que cada um deles deveria contemplar integralmente o aprofundamento de ao menos duas áreas de conhecimento. O relatório da Professora Dorinha prevê pelo menos uma área por itinerário.

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