APLB e CTB marcam presença no lançamento da Política Nacional da EJA, em Brasília

Nesta quinta-feira (06/06), o Centro de Educação de Jovens e Adultos foi palco para o lançamento da Política Nacional da EJA, que visa superar o analfabetismo no Brasil.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e movimentos sociais, incluindo o Ministro da Educação, Camilo Santana, a Secretária da Secadi/MEC, Zara Figueiredo, e a filha do educador Paulo Freire, Fátima Fleire. A Secretária Adjunta da CTB, Arielma Galvão, também diretora da APLB-Sindicato, na Bahia, representou as entidades no evento.

“O pacto pela alfabetização é uma luta histórica. Nesse momento estamos vivendo e fazendo história pela luta da implementação dessa política. Tivemos o lançamento, mas a CTB, que faz parte da Comissão Nacional da Educação de Jovens e Adultos, continuará acompanhando a implementação da política em todo Brasil. É preciso reafirmar o compromisso com a Educação de jovens e Adultos (EJA) em nosso país”, disse Arielma Galvão.

A Política da EJA tem como objetivo principal alcançar os 11,4 milhões de jovens, adultos e idosos não alfabetizados no Brasil, garantindo o direito à Educação e promovendo a inclusão destas pessoas.

A CTB, integrante da Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA, entende que a modalidade deve ser uma ação afirmativa na garantia de direitos, contribuindo para a superação do analfabetismo e a inclusão social.

Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA

A Comissão de Acompanhamento das Políticas da EJA se reuniu também  nesta sexta (07/06) para  a apresentação da Pró-Jovem e ações da Comissão.

A CTB considera a EJA uma política fundamental para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população. A entidade luta por sua implementação eficaz.

cartilha-pacto-eja