Diretor da APLB-Sindicato integra o Conselho Estadual de Educação
O governador Jaques Wagner nomeou, nesta segunda-feira (07/03), o professor Jorge Carneiro de Souza para integrar o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), órgão que contribui para a formulação e regulamentação das políticas educacionais do estado. Diretor de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB – Sindicato), Jorge Carneiro, escolhido pelo governo numa lista tríplice encaminhada pela entidade, faz parte do processo de renovação do CEE, que teve 50% da sua composição alterada através de nomeações do governador.
Há tempos o Governo do Estado não contemplava, na composição do CEE, os diversos segmentos da sociedade: pais, estudantes, mestres e gestores. A partir dessa maior pluralidade, o órgão passa a ter um viés mais participativo e democrático. “O ensino ofertado na Bahia deve observar os diversos aspectos do nosso povo e da nossa cultura. A escola e a sociedade são plurais, caracterizadas pela polêmica e pelo contraditório. O Conselho tem que refletir tudo isso, tendo por princípio uma composição plural e laica”, destaca Jorge Carneiro.
Os trabalhadores do ensino básico, esquecidos pelas gestões anteriores por longos anos, passam a ocupar lugar destacado no Conselho, marcando presença nas Câmaras e Comissões. Para o professor, a participação de representantes dos trabalhadores garante ao órgão uma atuação diferenciada.
Trabalhador da rede pública de ensino, Jorge Carneiro – que é licenciado em Geografia e pós-graduado em Educação – passa a ser o mais jovem conselheiro do CEE. No Conselho, passa a integrar a Comissão de Jovens e Adultos e a Câmara de Educação Básica , tendo mandato de quatro anos.