7 de Setembro – Belo Campo-BA: Prefeito tenta impedir manifestação de professores em desfile cívico

Professores de Belo Campo, Bahia, aproveitaram o tradicional desfile cívico das comemorações do 7 de Setembro, ocorrido na sexta-feira (08/09), para cobrar da administração local o repasse do piso salarial, o pagamento dos precatórios do Fundef e protestar contra direitos perdidos no Plano de Carreira. Na ocasião, a diretora do núcleo da APLB-Sindicato no município, Amanda Moitinho Cordeiro, repudiou a atitude do prefeito da cidade, José Henrique Tigre, também presidente da União de Prefeitos da Bahia (UPB), que tentou impedir a manifestação dos educadores, bloqueando o acesso da categoria ao local do cortejo.

“Faltou respeito por parte dos coordenadores do evento, que dificultaram a todo custo nossa mobilização. O prefeito não queria manchar sua imagem. No entanto, tivemos o apoio da população e o protesto foi positivo, pois denunciamos a real situação dos profissionais de ensino de Belo Campo. Apesar das tentativas de bloqueio, conseguimos percorrer toda avenida do desfile”, disse o professor Washington Luís Gusmão Sousa, coordenador do núcleo municipal da APLB.