GUARATINGA – APLB se solidariza com servidores da Educação que protestam contra desconto salarial de 50%

Guaratinga: trabalhadores da educação protestam contra desconto salarial de 50%

A direção da APLB-Sindicato se solidariza com os profissionais em Educação de Guaratinga que tiveram seus salários cortados em 50%, pela prefeitura do município. O coordenador-geral Rui Oliveira repudia veemente a ação e, além de se solidarizar com a categoria propõe a luta! “Não podemos aceitar esta atitude desrespeitosa. Se preciso for, vamos nos colocar na frente da prefeitura, buscar ocupar o espaço do gestor municipal e só sair de lá depois que os descontos forem devolvidos! Basta de opressão! Não nos calaremos diante deste abuso de autoridade! É preciso manter o diálogo com a categoria!”, orientou Rui.
Trabalhadores da educação de Guaratinga registram boletim de ocorrência por desconto de 50% nos salários

Funcionários da rede municipal de ensino de Guaratinga realizaram um protesto, na última quarta-feira (2), contra o desconto de mais de 50% em seus salários referentes a julho. Vestindo camisetas pretas, os servidores foram até a Delegacia de Polícia e registraram boletim de ocorrência contra o município por apropriação indébita.

Os trabalhadores na educação de Guaratinga estão há três meses em greve de meio período (quando é mantido 50% do efetivo), devido a um impasse com a prefeitura no acordo de reajuste salarial.

“Registramos boletim de ocorrência por apropriação indébita porque não aceitamos essa situação abusiva. Nosso salário foi retirado de forma ilegal”, afirmou o coordenador da APLB-Sindicato de Guaratinga, Claiton Ribeiro. Segundo ele, em alguns casos, o desconto chegou a 70% dos vencimentos.

Uma merendeira revelou que recebeu apenas R$ 430 no contracheque. “Eu tenho contas a pagar, divido despesas dentro da minha casa e quero meu dinheiro de volta”, disse.

PREFEITURA CONFIRMA DESCONTO – A rede municipal de ensino de Guaratinga atende cerca de 3.500 alunos. Em nota, a Secretaria de Educação de Guaratinga confirmou os descontos de 50% nos salários dos trabalhadores da educação.

Veja a declaração do coordenador-geral Rui Oliveira: