Frente Norte e Nordeste pela Educação promove encontro em Recife-PE
A Frente Norte e Nordeste pela Educação se reuniu nesta quinta-feira (17/11) em Recife, Pernambuco. Na ocasião foi feito um balanço da atuação do comitê na defesa dos precatórios do FUNDEF e apresentado um plano de lutas, agora pelo pagamento dos precatórios do FUNDEB. O chamado “passivo do Fundeb” trata-se de decisões judiciais que obrigaram a União a corrigir para cima seus cálculos e complementar sua participação no Fundo. Essa complementação foi feita por meio de precatórios, títulos que reconhecem dívidas de sentenças transitadas em julgado contra a administração pública. O valor a ser pago a cada profissional da Educação será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício no Magistério e na educação básica.
O encontro reuniu as lideranças da Educação que compõem o comitê, entre elas, o coordenador geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira. A Frente N/NE realizará ainda uma plenária nacional no próximo dia 15 de dezembro, em Fortaleza, Ceará.
“A nossa luta não cessa. Na próxima terça-feira (22/11), às 18h, a APLB fará uma live para discutir os precatórios do FUNDEB”, informou Rui Oliveira.