Resultado da Assembléia da Rede Municipal de Salvador

No último dia 6 de março, às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo do Sindicato dos Bancários, foi realizada a primeira assembléia da rede municipal de 2008 com uma boa presença da categoria. A pauta constou dos seguintes itens: informes; paralisação nacional dia 14 de março, sexta-feira; campanha salarial; propostas e encaminhamentos.

Nos informes foram abordados temas como conjuntura internacional e nacional, movimento sindical que tratou da fundação da CTB aqui na Bahia, sobre o movimento da rede estadual, o convênio celebrado entre a APLB-Sindicato e a FTC que proporcionará aos educadores a especialização em várias áreas de conhecimento, na modalidade a distância e as atividades da semana em comemoração ao dia da internacional da mulher, tais como:

Dia 6, às 15 horas – Sessão especial na A.L. para celebrar o Dia Internacional da Mulher, promovida pela bancada feminina e pela Comissão de Defesa dos direitos da Mulher

Dia 7, às 9 horas – Lançamento da Campanha “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, A BAHIA DIZ NÃO” no auditório do Ministério Público (Avenida Joana Angélica – Nazaré), promovida pelo Conselho Estadual da Mulher e pelo SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade) do governo do estado. Na oportunidade será oficializado o Fórum de Gestores municipais de políticas para as mulheres e do GT de Inserção da Mulher no esporte. Nesse evento está prevista a presença da ministra Nilcéa Freire e do governador Jaques Wagner.

Dia 7 – sexta-feira, ÀS 15 HORAS, SAINDO DO CAMPO GRANDE ATÉ A PRAÇA CASTRO ALVES – MARCHA DAS MULHERES COM OS LEMAS “PARTICIPAÇÃO E PODER” e “PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” ORGANIZADO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTIDOS POLÍTICOS E ENTIDADES FEMININAS

Dia 11, às 15 horas – Sessão especial na Câmara de Vereadores em homenagem as mulheres, promovida pela bancada feminina e pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Câmara.

2. PARALISAÇÃO NACIONAL DIA 14/03 – SEXTA-FEIRA

Eixos da Luta:

– Regulamentação do Piso Salarial – Lula compromete-se a editar Medida Provisória caso o Congresso Nacional não aprove até maio. Piso já deveria ter sido votado desde o final de 2007 para entrar em vigor no início desse ano.

– Profissionalização dos Funcionários

– Carreira para os profissionais da educação

– MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA DA PIEDADE, A PARTIR DAS 9 HORAS. Todos devem se organizar para participar da atividade, cumprindo as seguintes tarefas:

– Discutir nas salas de aula com os alunos o motivo da paralisação (ver formas de trazê-los para a manifestação);

– As representantes de escolas devem realizar reuniões para discutir

a paralisação. ATENÇÂO: Não deixem os funcionários de fora da discussão;

– Envolver os pais (se possível traze-los para a manifestação)

-Todos devem preparar material sobre a situação das suas escolas (faixas, cartazes, documentos, músicas, jogral);

A IMPRENSA ESTARÁ, COMO SEMPRE NA PIEDADE. POR ISSO, O ATO PRECISA SER MASSIVO

3. CAMPANHA SALARIAL 2008

Após as intervenções e contribuições apresentadas nesta assembléia, foram aprovadas as seguintes propostas:

4. PROPOSTAS;

1. ENCAMINHAR DOCUMENTO COM A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AO NOVO SECRETÁRIO QUE TOMA POSSE HOJE NA SMEC, SOLICITANDO IMEDIATA AUDIÊNCIA. OS ITENS DA PAUTA SÃO:

1. Reajuste salarial: Reunião conjunta com a APLB, DIEESE, EXECUTIVO MUNICIPAL (SMEC,SEAD,FAZENDA).

2. Plano de Carreira.

3. Mudança de nível dos Professores e Coordenadores.

4. Assistência Médica e melhoria no atendimento médico e odontológico do IPS;

5. Recursos materiais, equipamentos, climatização para as escolas.

6. Programa de formação continuada para os professores e coordenadores pedagógicos;

7. Revisão da gratificação dos diretores e vice-diretores;

8. Gratificação de periferia para os funcionários;

9. Sistema de Educação de Jovens e Adultos (SEJA);

10. Trabalhadores terceirizados;

11. Ampliação dos Laboratórios de informática;

12. Central de atendimento às escolas com colocação de Câmeras nas salas de aula – Disponibilizar as informações e discussão com a categoria;

13. Liberação do AMME e PDDE para as unidades escolares;

14. Cadernetas: distribuição imediata para as unidades escolares;

15. Quadras poliesportivas não-pavimentadas;

16. TELECURSO: discussão sobre o fechamento de turmas e enturmação;

17. Concurso Público para suprir as carências de merendeiras e auxiliares administrativos;

18. Suprir, com a máxima urgência, as escolas com pessoal de apoio;

19. Rever a subdivisão da carga horária de professores de tecnologia;

20. Segurança nas escolas durante os três turnos;

21. Isonomia salarial entre os professores e coordenadores pedagógicos;

22. Mudança de referencia para os professores que saíram do estagio probatório;

23. Escolas em situação de risco por conta das chuvas que caíram sobre Salvador, tais como:

– Maria da Conceição Santiago Imbassahy

– Escola Municipal Engenho Velho da Federação

– Escola Municipal Maria Felipa

– Escola Municipal

2. Participar da caminhada das mulheres, dia 7, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves

3. Paralisar as atividades no dia 14/03, desenvolvendo todas as atividades já mencionadas acima;

] 4. Fortalecer a CTB e participar da Plenária de sua fundação na Bahia, no dia 14/03,durante todo o dia no Centro de Convenções

5. ENCAMINHAMENTOS:

1. Visitas às escolas

2. Divulgação na imprensa do nosso movimento

3. Elaboração de boletim com o resultado dessa assembléia e distribuição nas escolas

4. Alimentar o site da APLB;

5. Campanha de filiação

6. Eleições APLB – Divulgação das regras eleitorais, como prevê no estatuto da entidade;

7. Divulgação através de e-mails e site da APLB sobre a próxima reunião de representantes de escolas e assembléia, logo que tenhamos reunião com o secretário