APLB DEBATE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA
A APLB-Sindicato participou ontem (13/07) de uma audiência convocada pelo Ministério Público do Estado da Bahia para debater a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Salvador. Na reunião a APLB foi representada pelas diretoras, Arielma Galvão e Rose Assis.
Na ocasião, a APLB reafirmou a posição e as ações sugeridas através do Oficio 061, enviado ao MP e publicado no site da entidade (veja aqui). A APLB é contrária a qualquer processo de enturmação (junção de duas ou mais turmas em uma, tornando a classe excedente). O sindicato luta pela reabertura das 42 escolas EJA (fechadas abruptamente pelo executivo municipal, sem consulta ou diálogo com a comunidade escolar), a Chamada Pública para a EJA, o investimento na formação das/os professoras/es, o fortalecimento da política de alfabetização, cumprindo o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação, entre outros.
Como encaminhamento, a audiência decidiu pela criação de um comitê, observado pelo MP, para acompanhar as ações propostas. A APLB vai integrar o colegiado reafirmando a importância de garantir o acesso e permanência daqueles/as que buscam essa modalidade da Educação Básica.
A política pública para a Educação de Jovens e Adultos deve se orientar pela inclusão social e acolhimento do/a estudante trabalhador/a. Nenhum investimento nesta área deve ser minimizado de modo que possa gerar prejuízo à plena cidadania, posto que a esta modalidade constitui-se como uma retomada histórica em atenção a uma profunda divida social.
A Educação de Jovens e Adultos é DIREITO, É INVESTIMENTO para quem mais precisa! Somos EJA!!!
APLB SINDICATO