A APLB APOIA O PROJETO DIGNIDADE MENSTRUAL
Crédito da foto: Portal Consed
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, está desenvolvendo o Projeto Dignidade Menstrual, que visa ofertar um pacote com 10 unidades de absorventes descartáveis a todas as pessoas que menstruam e que estão regularmente matriculadas na rede estadual de ensino, e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos. O Projeto deve atender aproximadamente 206 mil estudantes da rede pública estadual.
Pobreza Menstrual
De acordo com o relatório de Pobreza Menstrual no Brasil, realizado pela Unicef, quase 90% das meninas passarão de três a sete anos de sua vida escolar menstruando. No Brasil, 35% das adolescentes e jovens já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, ou condições de cuidar da higiene menstrual. Uma em cada quatro jovens que menstruam já deixou de ir à escola por não ter absorvente.
Esses dados foram utilizados como fonte para justificar e reforçar a necessidade do projeto apresentado, que já conta com ações efetivas, e além da distribuição de absorventes, confecção e distribuição de cartilha de educação menstrual, Kit dignidade íntima em caso de urgência, ajustes dos suprimentos para mulheres em privação de liberdade, envolve também a mobilização e apoio de empresas.
Se a sua escola vai desenvolver algum ato simbólico no mês de março no contexto desse projeto, faça contato com a APLB Sindicato, apoiamos essa ação que deve ser permanente.
Contato da APLB Sindicato: 4009-8350.
Repórter: Leiliane Fláu