APLB É CONTRA RETIRADA DE PROFESSORES COM ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

APLB É CONTRA RETIRADA DE PROFESSORES COM ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

APLB vem a público  rejeitar a decisão anunciada pela SMED de retirar os professores licenciados em Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, do Ensino Fundamental 1. Consideramos um grave retrocesso , uma vez que foi fruto de muita luta a inserção de profissionais com qualificação, para atuar neste segmento. 

 

   A partir do momento em que a criança entra em contato com essas disciplinas, seus saberes, conhecimentos e seu repertório são ampliados, sua percepção e sensibilidade são potencializadas e sua ação em descobrir o mundo a sua volta se torna mais significativa e prazerosa. 

 

É importante utilização das diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação deve ser o objetivo da atuação desses profissionais. 

 

Os professores que lecionam nos anos  iniciais, sabem que o foco principal vai muito além do desenvolvimento das competências da leitura e da escrita. Eles  buscam possibilitar às crianças o acesso também à leitura e produção de textos nas linguagens não verbais, matéria-prima do universo da Arte e da música . Manipular, organizar, compor, significar, decodificar, interpretar, produzir, conhecer imagens visuais, sonoras e gestuais/ corporais são requisitos indispensáveis ao cidadão contemporâneo. Portanto, nos apoiamos em Paulo Freire quando afirma que a “leitura de mundo precede a leitura da escrita”.  A alfabetização num contexto de letramento, é uma construção para além do texto escrito.

 

Consideramos que a retirada destes trabalhadores, muitos com especialização, mestrado e doutorado, representa um grande retrocesso para a Educação soteropolitana. É preciso que o gestor municipal da Educação na capital, o senhor Marcelo Oliveira, repense e reconsidere esta situação. O ensino destas disciplinas requer a presença de professores com formação e licenciatura adequada para o conteúdo disciplinar e curricular. 

 

A APLB entende que esta medida que o secretário quer implementar irá  promover uma queda na qualidade do ensino. Portanto, convocaremos os professores de Língua Estrangeira, Artes e Educação Física,  bem como toda a categoria, para discutir e tomar as medidas cabíveis.

Você pode gostar de ler também: