DEU NA TRIBUNA DA BAHIA – IMPASSE SOBRE AULAS PRESENCIAIS CONTINUA ENTRE PAIS E EDUCADORES
Fonte: Edição Impressa da Tribuna da Bahia desta sexta-feira (05/02)
Está programada para hoje, 5, uma reunião entre o governador e prefeitos da Bahia para definir os critérios e uma possível data para a retomada da Educação. Em Salvador, as aulas remotas começam no próximo dia 18. A Rede Municipal de Ensino possui 142 mil alunos, enquanto que a rede estadual conta com 776.458 estudantes matriculados. A ideia da prefeitura é propor que as aulas recomecem presencialmente em março.
Porém, a APLB-Sindicato garante que não existem protocolos capazes de oferecer biossegurança para que professores e outros profissionais possam voltar às escolas. Segundo a categoria somente a vacinação dos professores possibilita a retomada das atividades presenciais. A posição da APLB é compartilhada pelo Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro), que reúne os profissionais da rede particular.
Em nota enviada à Tribuna da Bahia a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que “as aulas presenciais na Educação Básica no Estado da Bahia permanecem suspensas conforme decreto estadual nº 19.588 até o dia 7 de fevereiro, com possibilidade de nova prorrogação. As aulas só devem ser retomadas mediante novo decreto governamental, considerando as condições de segurança e indicação das autoridades de saúde”.
A secretaria também destacou que construiu o planejamento pedagógico e está dialogando com diferentes instituições como a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNDIME), a União dos Municípios da Bahia (UPB), as universidades, Conselho Estadual de Educação (CEE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o possível alinhamento dos cronogramas e procedimentos administrativos para 2021, o que inclui questões como a oferta das diferentes modalidades e um novo calendário escolar. O planejamento ainda será divulgado.
O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-BA), é a favor do retorno das aulas presenciais.