RESULTADO DA REUNIÃO OCORRIDA NESTA TERÇA-FEIRA, 19, ENTRE A APLB-SINDICATO, O PREFEITO E O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

RESULTADO DA REUNIÃO OCORRIDA NESTA TERÇA-FEIRA, 19, ENTRE A APLB-SINDICATO, O PREFEITO E O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

No encontro, ocorrido na tarde desta terça-feira, 19/02, a APLB-Sindicato fez a entrega oficial ao prefeito ACM Neto da CARTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, que já havia sido encaminhada em setembro de 2012, durante a campanha eleitoral.

Em seguida, foram tratados os seguintes pontos:

1. SOBRE A AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA EM 30 MINUTOS DIÁRIOS PARA OS ALUNOS:

O prefeito destacou que mesmo tendo 49 dias de governo fez questão de abrir o diálogo com a APLB, primeiro sindicato que ele recebe. Ele disse que a educação para ele é prioridade e que adotará uma política rigorosa sobre como estão sendo gastos os recursos da educação, e que acompanhará rigorosamente, destinando os 25% da educação exclusivamente para o setor.

Ele disse tambem que entende que há discrepâncias, pois tem visitado escolas e visto de perto. Diz que temos razão sobre os diversos problemas que se encontram nas escolas, e que o modelo que adotará, de forma gradativa, é a escola de tempo integral.

Sobre a ampliação da carga horária, afirmou que não haverá nenhuma imposição, assim como não criará nenhuma situação que seja inviável. Afirmou que a alteração da carga horária só será implantada quando as condições forem criadas e que não haverá nenhum prejuízo aos profissionais da educação.

Autorizou o Secretário a criar o espaço para discutir com a APLB todo o processo. REAFIRMOU QUE NÃO SERÁ NADA IMPLANTADO ENQUANTO AS CONDIÇÕES NÃO SEJAM VIÁVEIS. QUE ESTÁ ABERTO PARA FAZER OS AJUSTES E QUE NÃO VAI IMPOR CARGA HORÁRIA QUE SACRIFIQUE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ENFIM, QUE NÃO HAVERÁ NENHUM SACRIFÍCIO PARA O PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO.

2. REORDENAMENTO DA REDE:

Terão até o mês de março para reorganizar a rede, priorizando o respeito ao profissional da educação, quanto ao atendimento ou o remanejamento do professor. Ou seja, aquele que só pode ensinar a noite será relocado em escola à noite e sem nenhum sacrifício.

3. MOBILIÁRIO:

Estão trabalhando ininterruptamente para suprir as escolas de mobiliário, inclusive com empréstimos da UNEB. Já abriu processo licitatório.

4. SMED CONTINUA FAZENDO A PROGRAMAÇÃO DA CARGA HORÁRIA, INCLUSIVE O NOTURNO (SEJA) – ESTÁ FAZENDO A REPROGRAMAÇÃO NÃO FECHANDO TURMA.

5. SOBRE O ALFA E BETO – O NOVO SISTEMA PEDAGÓGICO VOLTADO À ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM FOCO ESPECIAL NA ALFABETIZAÇÃO E REALFABETIZAÇÃO.

(Prefeito leu o poema Fernanda e as bonecas)

O Prefeito concorda em discutir o projeto com o Sindicato e se for COMPROVADO QUE O MESMO TEM CONTEÚDO RACISTA, NÃO SERÁ APLICADO, SERÁ RETIRADO. Por isso, haverá uma reunião entre a APLB, SMED e João Batista Oliveira, quinta- feira, para ele expor o projeto. Além disso, haverá uma reunião com o presidente da comissão de educação da Câmara Municipal, Silvio Humberto, e intelectuais negros para analisar o conteúdo do projeto e, em seguida, encaminhar ao Prefeito e Secretário.

6. PLANO DE SAÚDE:

Já determinou ao Secretário de Gestão para trabalhar uma proposta. Esse estudo se ampara em três pilares: financeiro, operacional e legal. Pede ao Secretário para marcar uma reunião com os Secretários de Gestão, da Educação e a APLB para tratar do Plano de Saúde;

7. PLANO DE CARREIRA:

Ficou definido que quando a Comissão concluir os trabalhos haverá uma reunião com o Secretário de Gestão e, logo depois, com o Prefeito para discutir especificamente o Plano. (Teremos reunião no dia 25 da Comissão que vem discutindo o Plano).

8. PAGAMENTO DOS SALÁRIOS:

Está mantido o acordo. Não vê razão nenhuma em não cumpri-lo;

9. ELEIÇÃO DE GESTORES:

Também concorda e ficou definida a constituição da CEC para gerir o processo;

10. LICENÇA PRÊMIO PARA QUE PROGRAMOU NO ANO DE 2013:

Não haverá nenhum impedimento, nenhuma restrição.

11. LICENÇA PARA O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Mesma situação. Não haverá restrição

12. MUDANÇA DE NÍVEL:

Ontem mesmo assinei vários processos de mudança de nível datados de janeiro 2013, todos deferidos, para serem encaminhados ao secretário para publicação.

Diretora Elza Melo

 

 

Você pode gostar de ler também: