APLB INFORMA: EAD NÃO FOI IMPLANTADA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA BAHIA

APLB INFORMA: EAD NÃO FOI IMPLANTADA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA BAHIA

A APLB-SINDICATO informa que professores da rede pública de ensino da Bahia não são obrigados a postarem atividades/aulas virtuais/online aos alunos durante o período de quarentena. Esta informação vem sendo confirmada pelo Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues. Com as aulas suspensas por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, governos discutem alternativas para minimizar danos e dar continuidade ao processo de formação dos estudantes da rede pública em todo o país. A Educação à Distância (EaD) tem sido apontada como solução. No entanto, segundo a CNTE, o método ainda não foi aplicado em nenhuma escola pública do Brasil.

Especialistas da área de Educação criticam a implantação da EaD no ensino básico, entre outros fatores, pela falta de condições de acesso. Num país desigual como o Brasil, a maioria dos estudantes da rede pública não tem internet em casa.

“Recebemos informações de que algumas escolas da rede estadual estão pressionando educadores a publicarem atividades nas redes. Reafirmamos que nenhum professor está obrigado a fazer qualquer trabalho em plataforma digital. A ação não é obrigatória, faz quem quer. Sabemos que o acesso à internet, computadores e celulares é um privilégio apenas de parte da população. Sendo assim, o ensino à distância não deve ser aplicado sem a devida estrutura”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.

Você pode gostar de ler também: