Jornada Cultural amplia o espaço de conexão entre as escolas

Uma ação pioneira, de grande êxito que já possui planos para uma nova edição. A Jornada Cultural: Educação, Ação e Transformação promovida pela APLB-Sindicato em parceria com a Associação Cultural Rodopiô amplia o espaço de conexão entre as escolas e a sociedade.   De acordo com o coordenador-geral, o professor Rui Oliveira, a Jornada Cultural é uma iniciativa que deu certo e deve ser repetida. “A APLB está de parabéns, por mais esta ação que possibilita a integração entre as escolas para que professores e alunos revelem o seu potencial artístico e cultural. Além disso, a ação oferece para a sociedade serviços importantes como o bem estar e saúde, a exemplo da aferição de pressão, glicemia e os exames de mamografia. Essa é a marca da APLB, sempre inovando em busca de ferramentas de qualificação educacional e valorização dos profissionais da Educação”, enfatiza Rui.

Para o diretor Marcelo Jorge, um dos idealizadores do evento, a Jornada Cultural está sendo tão exitosa que superou às expectativas. Segundo Marcelo, a proposta é sair da esfera do interior da sala de aula para o mundo. “Me sinto realizado. Logo no primeiro dia do evento conseguimos reunir oficinas de artesanato, apoiar a Campanha Outubro Rosa com a oferta de exames de mamografia em parceria com a SESAB, tivemos o apoio do Planserv com aferição de pressão, glicemia e outros itens ligados à saúde, professores de escola pública expondo seus materiais como tecidos, roupas, artesanato e culinária. Além das apresentações de alunos e professores que nos presentearam com dança, capoeira, karatê , fanfarras e outros. É um universo muito amplo e belo que merece ser mostrado para todos e todas”, destacou.

Mamografia

A APLB se preocupa e apoia a Campanha Outubro Rosa. Todos os anos a entidade consegue ofertar os exames de prevenção e, nesta Jornada Cultural , a saúde também é algo importante. Foram muitos atendimentos do exame de mamografia, que previne o câncer de mama e a oferta continua até esta sexta-feira (18). A Vanzete Seabra, de 68 anos, parabenizou a APLB pela  oportunidade da oferta de exames de mamografias gratuitas. “Para mim foi ótima a iniciativa. Eu já havia procurado em muitos outros lugares e não havia conseguido. E o atendimento foi ótimo, excelente”.

Transformação e arte-educação

Na manhã desta sexta-feira (18), o Colégio Estadual Barros Barreto, localizado no bairro de Paripe, realizou uma demonstração  de Karatê sob a orientação do professor e gestor Rui César Cerqueira. Segundo o professor, o projeto é realizado na escola e em torno da comunidade de Paripe, há dezenove anos,  e conseguiu reduzir os níveis de violência na escola a 0%, através também da Capoeira, dança e teatro. Para Rui César, o objetivo é a transformação do cidadão em pessoas de caráter para o convívio em sociedade.  Os professores Eliomar Guerra e Daniela Costa também  da Escola Barros Barreto organizaram o grupo de dança e karaokê, além da tenda de jogos educativos com estudantes da referida escola. Já o Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, localizado no Cabula VI, marcou presença na Jornada Cultural realizando uma apresentação de dança com um grupo de estudantes que arrancou aplausos do público presente.

Coordenador Rui Oliveira com o gestor e professor do Colégio Estadual Barros Barreto, Rui César Cerqueira.

A Jornada Cultural: Educação, Ação e Transformação continua até o sábado (19), quando será realizada uma grande festa em homenagem aos professores e professoras a partir das 13h30. Atrações musicais  como Mariana Silva, Banda Rodopiô e cantores convidados prometem animar o evento. As pulseiras que dão acesso ao sábado estão sendo entregues na secretaria da APLB até esta sexta-feira (18).