Após 5 anos sem reajuste, salário dos servidores públicos da Bahia é aprovado pela ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), o reajuste salarial dos servidores públicos do estado. O aumento salarial vai abranger pouco mais de 18 mil servidores, entre ativos, aposentados e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O adicional será de 20,99% para auxiliares e 19,35% para técnicos administrativos.
Há cinco anos, funcionários públicos da Bahia recebem vencimentos básicos abaixo do salário mínimo. Há dois meses, o movimento de trabalhadores públicos da Bahia, com o apoio de entidades sindicais, entre elas, a APLB-Sindicato, esteve em audiência com o governo estadual reivindicando a atualização salarial.
“A APLB vinha lutando, pressionando governo e parlamentares do estado para que o aumento de salário fosse concedido aos servidores”, disse o diretor da entidade, Nivaldino Félix.
No último 10, a Assembleia Legislativa da Bahia havia adiado a votação da reestruturação da tabela de vencimentos dos servidores, devido a um pedido de vistas do líder da oposição, Targino Machado (DEM). Hoje, a votação foi retomada com vitória para a categoria.