A APLB-Sindicato se solidariza com a comunidade da Escola Raul Brasil
A direção da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia vem manifestar sua consternação e solidariedade às vítimas, familiares, amigos e comunidade escolar em face da violência que ceifou 10 vidas na Escola Estadual Raul Brasil, do município de Suzano (SP).
O atentado ocorrido nesta quarta-feira (13), seguido pelo suicídio dos autores, se assemelha em tristeza e dor a outros ocorridos em escolas mundo afora, e nos remete a fatos semelhantes ocorridos aqui mesmo, no Brasil, como os casos de Realengo (RJ), em 2011, quando um jovem invadiu uma escola atirando e deixou 11 mortos e 13 feridos; de Janaúba (MG), em 2017, quando um segurança ateou fogo em uma creche, provocando a morte de oito crianças e uma professora; e em Salvador, em 2016, quando um major do Corpo de Bombeiros invadiu a escola Esperança de Viver, no bairro de Castelo Branco, e matou sua companheira, a professora Sandra Alfonso.
Que todas estas tragédias nos sirvam de alerta e reflexão! É preciso entender que aqueles que defendem a cultura do armamento, da violência e da intolerância e propagam símbolos de “arminha com as mãos” estão de mãos dadas com os autores deste e outros atos de violência que se multiplicam no nosso dia-a-dia, dentro e fora da escola.
A sociedade brasileira precisa que a Educação seja o principal investimento em busca da cultura da paz e da preservação da vida!
APLB-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA