Dia do Basta fortalece união dos trabalhadores contra a retirada de direitos

Fotos: Adriana Roque|Getúlio Lefundes

O Dia do Basta realizado nesta sexta-feira (10) foi um momento  de grande importância para as trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, especialmente os profissionais da área da Educação que participaram ativamente da manifestação organizada pelas principais centrais sindicais do País. Diretores da APLB-Sindicato estiveram presentes mais uma vez denunciando a ação violenta da Guarda Municipal de Salvador na manifestação da SMED.

O Dia do Basta foi uma paralisação Nacional e em Salvador, foi marcado por um grande ato que tomou conta da região do Comércio.

Organizado pelas centrais sindicais, o movimento tem como objetivo mobilizar as bases sindicais e os movimentos sociais em manifestações de contra o desemprego crescente, a retirada de direitos da classe trabalhadora e as privatizações.

Defende a revogação da Emenda Constitucional 95 (EC95), da reforma trabalhista e da lei que libera a terceirização irrestrita, e também alerta sobre a ameaça da reforma da Previdência e para os ataques à Democracia e ao Estado Democrático de Direito.

Trabalhadores de diversas categorias saíram em passeata do Mercado Modelo em direção ao prédio da Justiça do Trabalho, para protestar pela imediata revogação da reforma trabalhista. A nova legislação tem feito um verdadeiro estrago aos brasileiros. Salário são rebaixados e direitos tirados. Mais de 117 artigos da CLT foram extintos e até o acesso à Justiça ficou mais difícil. Tudo para beneficiar as empresas.

Depois, os participantes seguiram para a Previdência Social, um dos alvos do grande capital, de olho na aposentadoria dos brasileiros.

A manifestação também contou com grande adesão dos professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador que completam 31 dias  em greve. À tarde eles protestam na Barra e o ponto de encontro será no Monte do Cristo, às 16h.