POLÍTICA E FORMAÇÃO SINDICAL MARCARAM SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA APLB, NESTA TERÇA, NO HOTEL VILA VELHA

POLÍTICA E FORMAÇÃO SINDICAL MARCARAM SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA APLB, NESTA TERÇA, NO HOTEL VILA VELHA

Movimento sindical, política e organização por local de trabalho foram os principais ingredientes do seminário promovido pela APLB-Sindicato, nesta terça-feira, 04 de setembro, no Hotel Vila Velha (Corredor da Vitória). Além de debater sobre Formação Sindical e Organização por Local de Trabalho – OLT, os profissionais da educação aproveitaram o evento para fazer a entrega de uma carta aos candidatos a prefeito de Salvador, contendo as principais reivindicações da categoria. 
A diretora Elza Melo, abriu o seminário falando sobre o objetivo do evento: oferecer informação e formação sindical, visando potencializar a atuação dos professores eleitos como representantes de escola, aprofundar a discussão sobre a organização dos trabalhadores junto ao seu Sindicato, além de incentivar e formar estes trabalhadores sobre a importância da consciência sindical.
A atividade teve continuidade com uma palestra do secretário geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Pascoal Carneiro, sobre Organização Por Local de Trabalho, que falou sobre a relevância do movimento sindical para o Brasil e a necessidade da conscientização dos trabalhadores.
Pascoal fez um panorama sobre a história da organização por local de trabalho no Brasil, destacando que além das reivindicações salariais e de condições de trabalho, a intervenção política na sociedade sempre foi uma aspiração do movimento sindical.
O sindicalista destacou a importância da organização por local de trabalho, assinalando que a OLT, além de forjar novas lideranças e capacitar o trabalhador para a negociação no local de trabalho, “oxigena e democratiza o sindicato, sendo o verdadeiro centro de gravidade do movimento sindical”.
O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo, também fez palestra no evento, abordando o tema Formação Sindical. Ele fez uma análise sobre a atual conjuntura econômica e política do Brasil e do mundo e destacou a importância da valorização do trabalho como fonte de desenvolvimento.
Para ele, o movimento sindical deve fazer uma releitura para estar sintonizado com o que pensa o trabalhador no local de trabalho. Ele elogiou a iniciativa da APLB e disse que “são poucos os sindicatos que incentivam e defendem a organização por local de trabalho”.
Após se apresentarem e falarem sobre questões referentes ao calendário letivo, condições de trabalho e questões pedagógicas, os participantes debateram e aprovaram o Regimento do Representante de Escola da Rede Municipal de Salvador.
 

Você pode gostar de ler também: