Juntos, somos fortes! Esmagadora maioria decide pela continuidade da greve. Nova assembleia na sexta (18), às 9h, no Cais Dourado
Em assembleia lotada, realizada no Ginásio dos Bancários na manhã desta sexta-feira, 11, a esmagadora maioria dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da Rede Municipal de Salvador votou e decidiu pela continuidade da greve, iniciada no dia 2 de março. Após a assembleia, os trabalhadores, liderados pela direção da APLB-Sindicato, seguiram em caminhada até a Prefeitura de Salvador.
A categoria reivindica a universalização da reserva da jornada de trabalho, equivalente a um terço da carga horária, que deve ser destinada ao planejamento de atividades e formação do profissional.
Na assembleia, foi discutida a notificação judicial recebida pela APLB no final da tarde de quarta-feira, 9, acerca da ilegalidade da greve. A direção da APLB-Sindicato defende que o retorno às aulas cabe somente aos trabalhadores e trabalhadoras em educação!
AGENDA DA GREVE, APROVADA NA ASSEMBLEIA
• Segunda-feira, 14 de março:
Manhã e tarde – panfletagem nas escolas, com distribuição de carta à comunidade (pais, alunos e população em geral)
Encaminhar à APLB relatório das visitas às escolas, informando sobre a adesão das escolas ao movimento (parada, funcionando parcialmente ou funcionando) – acesse o link disponível aqui
• Greve Nacional da Educação:
Terça-feira, 15 de março: Grande Caminhada dos Educadores (rede estadual, rede municipal de Salvador e redes municipais), com caravanas vindas do interior, saindo do Campo Grande em direção à Praça Municipal, com concentração a partir das 9h;
Quarta-feira, 16 de março:
Às 9h, seminário sobre a EJA
Às 14h, debate sobre a reserva da jornada de trabalho (educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II)
Local: HOTEL FIESTA
Quinta-feira, 17 de março:
Às 10h: Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Salvador
Local: Reitoria da UFBA
OBS: A mudança no horário da audiência pública ocorreu por causa da disponibilidade do espaço somente para a manhã
Às 15h: Reunião do Comando de Greve
Local: Auditório da APLB-Sindicato
• Sexta-feira, 18 de março:
Às 9h, assembleia geral da categoria
Local: Cais Dourado (Avenida Jequitaia, nº 102 – Comércio)
Às 14h, Caminhada da Frente Brasil Popular, em defesa da democracia e contra o golpe, com saída do Campo Grande em direção à Praça Municipal
Fotos: Walmir Cirne
Mais imagens na Galeria de Fotos
CAMINHADA À PREFEITURA:
Notícias anteriores:
APLB-SINDICATO CONVOCA CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA NESTA SEXTA, 11
A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia convoca a categoria para a assembleia a ser realizada nesta sexta-feira, 11, às 9h, no Ginásio dos Bancários (Ladeira dos Aflitos – Centro).
Durante a reunião, os educadores vão avaliar e discutir os rumos do movimento grevista,
Além disto, a assembleia também discutirá a notificação judicial recebida pela APLB no final da tarde desta quarta-feira, 9, acerca da ilegalidade da greve.
“Neste momento, estamos discutindo com nossos advogados sobre a contestação desta notificação e da cobrança de uma multa no valor de R$ 50 mil diários, com retorno imediato dos professores à sala de aula. Entretanto, a assembleia será realizada para que a categoria defina os rumos do movimento, porque o retorno às aulas cabe somente aos trabalhadores da Educação”, enfatiza a diretora de administração da APLB, Elza Melo.