1º Seminário Internacional sobre Transdisciplinaridade e Educação Transdisciplinar

1º Seminário Internacional sobre Transdisciplinaridade e Educação Transdisciplinar

Apresentação

 

A Fundação União Planetária e o Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de Educadores (CETRAEFE), em parceria com a Fundação Visconde de Cairu e o Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV), promovem o 1º. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: formação e autoformação do sujeito na vivência do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. A abordagem desse seminário é expressão concreta de uma resposta às orientações que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (CIRET) e o CETRAEFE fazem às instituições de ensino e às empresas para investirem no financiamento de práticas educativas transdisciplinares direcionadas à formação pedagógica transdisciplinar de educadores, professores, gestores educacionais e gestores organizacionais.

 

Objetivos do Seminário 

 

1. Oferecer subsídios para o estudo e a compreensão de alguns princípios da transdisciplinaridade e da educação transdisciplinar, objetivando evidenciar que as vivências do autoconhecimento, da auto-educação,  da autoformação, da autotransformação e do autodesenvolvimento são processos pedagógicos constitutivos da prática educacional transdisciplinar;

2. oferecer uma efetiva contribuição educativa transdisciplinar  ao processo de  autoconhecimento, auto-educação, formação e autoformação, autotransformação e autodesenvolvimento de educadores(as), professores(as) e gestores(as) educacionais da Educação Básica, do Ensino Superior, das Universidades Corporativas,  das Escolas de Governo e de Instituições de desenvolvimento tecnológico e empresarial.

 

Justificativa

 

O processo do autoconhecimento, da formação e autoformação, da auto-educação, da autorealização (através da descoberta do significado de viver e dos sentidos de existir), do autodesenvolvimento e da autotransformação faz parte dos princípios pedagógicos da prática da educação transdisciplinar, que está direcionada para o cuidado com a saúde emocional, psicológica, espiritual  e  física do ser humano.  Tal processo exige a aplicação de algumas das orientações da UNESCO  e do Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares (CIRET-França), inseridas  no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o séc. XXI (1996) e no Projeto CIRET-UNESCO Evolução Transdisciplinar da Universidade” (1997). A partir do referencial desses dois documentos, ficou evidenciado que os princípios da transdisciplinaridade e a prática educacional transdisciplinar são indispensáveis ao desenvolvimento dos seguintes pilares da educação do séc. XXI: aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser.Porque reconhecem a transrelação transdisciplinar que conecta essas aprendizagens, os autores do referido Projeto CIRET-UNESCOdestacam que as Instituições de Educação e as Empresas só poderão ser agentes  válidos  de operacionalização dos mencionados pilares da educação se reconhecerem o significado, a função e a importância do conhecimento transdisciplinar e da prática da educação transdisciplinar para a vida do ser  humano e, consequentemente, para a saúde do corpo social da vida do serhumanohumanidade . Entre tantas orientações apresentadas no citado projeto, a UNESCO e o CIRET propõem às instituições de ensino (da educação básica à pós-graduação) e às empresas promoverem atividades educativas transdisciplinares direcionadas para o autoconhecimento, a formação, a autoformação e o autodesenvolvimento do(a) professor(a),  do(a) gestor(a) educacional e do(a) gestor(a) organizacional. A importância e a emergência da realização do 1º. Seminário Internacional Sobre TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: formação e autoformação do sujeito na vivência do autoconhecimento e  do autodesenvolvimento  justifica-se porque uma das suas finalidades  é oferecer uma contribuição efetiva ao  processo de autoconhecimento, formação e autoformação, auto-educação e autodesenvolvimento de pessoas interessadas no conhecimento da transdisciplinaridade e na  prática da educação transdisciplinar. Tal finalidade objetiva concretizar a realização de um projeto educativo transdisciplinar não somente  fundamentado nos princípios da Nova Lei do Amor e da prática da pedagogia do amor, como também  voltado para a vivência  da arte de aprender (ou arte de autoconhecer-se) e para as vivências do  aprender a aprender a conviver, a ver, a ouvir, a falar, a sentir; aprender a alegrar-se, a sorrir, a respeitar, a contemplar; aprender a ser  humilde, gentil e afetivo; aprender a auto-aceitar-se e a não ter medo; aprender a dialogar-relacionar, a viver junto; aprender a respirar com consciência e aprender a reconhecer que a VIDA e a RESPIRAÇÃO da Energia Criadora também vive e respira na existência humana; aprender a conhecer, a pensar, a fazer,  a agir; aprender a viver presente em cada instante do aqui agora da vida vivente; aprender  a amar e aprender a ser.

 

Mais detalhes no www.educacaotransdisciplinar.com.br

 

 

Cordialmente,

 

Drª.  Noemi Salgado Soares

Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação e Formação de professores (CETRAEFE) da Fundação União Planetária

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