Casa Nova: secretário de Finanças e prefeito não comparecem a audiência

Aconteceu na sexta-feira, dia 10 de setembro, às 10 horas, mais uma audiência no Ministério do Trabalho, intermediada por Dra. Edésia de Almeida Barros. A audiência que deveria contar com a presença do secretário de Finanças e o prefeito municipal de Casa Nova, foi prejudicada pois somente a secretária de Educação, sua assessora jurídica, sua secretária e o chefe do setor pessoal compareceram. Do lado da APLB-Sindicato estiveram presentes Maria do Carmo da Rocha Braga, Sílvia Castro Silva e o Dr. Rafael Amorim. Esta audiência seria decisiva, uma vez que a prefeitura deveria levar uma proposta emergencial de reajuste, mas infelizmente, os prepostos da prefeitura não compareceram, talvez tenha sido intencional, para não apresentar a proposta. Mas a Dra. Edésia, que ficou indignada, deu mais uma chance para que a prefeitura possa apresentar essa proposta, que será no dia 20 de setembro, às 14h, no MTE. Acontecerá também, como resultado de nossas negociações, um recadastramento de todos os profissionais da educação, de 20 a 30 do corrente mês na Secretaria de Educação, que dará subsídios para a continuidade de nossas negociações. Em 14 de outubro acontecerá nova audiência, a partir das 10h da manhã, para analisarmos os dados coletados no recadastramento. A secretária apresentou os documentos solicitados pela delegada do Trabalho e a APLB-Sindicato entregou relatório da situação das escolas.

Esperamos ser vitoriosos em nossas negociações, pois já alcançamos algumas vitórias, como a continuidade do desconto em folha de pagamento da contribuição voluntária dos filiados, além da entrega dos documentos solicitados.

Maria Rocha – diretora da APLB-Sindicato – Núcleo de Casa Nova

Notícias anteriores

A assembléia aconteceu sexta-feira, às 10h, na Colônia de Pescadores, e a categoria decidiu retornar às aulas na segunda-feira, dia 16. A categoria, no entanto, continua em estado de greve enquanto as negociações não forem concluídas.
Durante a assembléia, foram escolhidos também, os representantes do Conselho de Alimentação Escolar – CAE.

São estes os representantes:

Titulares:
– Elissandra Amorim;
– Elisonete;

Suplentes:
– Selda Dias Nunes;
– Ana Cláudia Passos.

Na quinta-feira, dia 19 de agosto, haverá uma nova audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, às 15h30, onde daremos início à nossa rodada de negociação.
Queremos agradecer a todos que nos apoiaram no nosso movimento grevista e reiteramos o nosso compromisso com os Trabalhadores em Educação e com uma educação de qualidade.

Notícias anteriores

Audiência entre Prefeitura Municipal de Casa Nova, APLB Sindicato e Delegacia do Trabalho(MTE)

A audiência aconteceu na quinta-feira, 12 de agosto, às 16h no Ministério do Trabalho e Emprego e contou com os representantes da APLB-Sindicato, Maria do Carmo da Rocha Braga (diretora da Delegacia Sindical das Esmeraldas), Sílvia Castro Silva (secretária de Imprensa), Ahilton Ribeiro Rodrigues (diretor Regional da Executiva Estadual) e Dr. Rafael Ribeiro de Amorim, assessor jurídico. Pela Prefeitura estiveram presentes: o prefeito Orlando Nunes Xavier, a secretária de Educação, Alda Nunes Xavier, o secretário de Finanças, Nilton César Meira, a assessora da secretária de Educação, Gorete dos Anjos, e o chefe de Setor Pessoal, Clébio Ronei Passos. Pelo MTE participaram Drª Edésia de Almeida Barros, gerente da Delegacia do Trabalho e mais dois auditores fiscais. A audiência foi aberta por Drª Edésia que explicou o motivo da audiência e perguntou às partes se estavam abertos à negociação. Tendo todos dito que estavam dispostos, começou a discussão acerca da pauta de negociação. Essa foi a primeira audiência com o objetivo de abrir as negociações. Após uma longa discussão, foi solicitada à prefeitura municipal que trouxesse as documentações acerca do quadro de pessoal, com os respectivos cargos, salários e lotação e marcou-se um,a nova audiência para o dia 19 de agosto às 15h30min. no Ministério do Trabalho.
Face ao exposto, a APLB-Sindicato decidiu realizar uma assembléia amanhã às 10h na Colônia de Pescadores. Desejamos contar com a participação de todos os Trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino.

Notícias anteriores

Em Casa Nova a paralisação da Rede Municipal de Ensino continua a cada dia mais fortalecida. Estamos visitando as escolas com o objetivo de sensibilizar os pais, os alunos e os trabalhadores em educação que ainda não aderiram ao movimento. A cada dia que passa aumenta o número de adesões. Estamos conseguindo fazer com os alunos não venham para a escola e isso faz com que os professores sintam a necessidade de participar.

Um dos motivos da nossa paralisação é o bloqueio da verba da merenda escolar por conta do vencimento do conselho. Até o momento a prefeitura não encaminhou ofício às entidades para indicar os nomes para o novo Conselho de Alimentação Escolar. Em Casa Nova também, está vencido o Conselho do FUNDEB o que pode acarretar também no bloqueio das verbas do FUNDEB. Temos escolas em péssimas condições de funcionamento, professores excedentes, funcionários de apoio que estão com férias vencidas. Lutamos também por reajuste salarial e material didático.

Ressalte-se que o movimento foi comunicado à Delegacia do Trabalho que irá participar da negociação. Vale lembrar que ontem foi encaminhado ofício ao Prefeito Municipal solicitando audiência, prova de que estamos abertos à negociação.

Daremos continuidade às visitas às escolas enquanto permanecer o movimento grevista.
Maria do Carmo da Rocha Braga
Diretora da APLB-Sindicato/Casa Nova