A APLB-SINDICATO E A ORGANIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO INTERIOR DA BAHIA
Nos dia 22 e 23 de setembro, a APLB – núcleo de Crisópolis – promoveu um encontro de funcionários. Nesse evento tivemos a participação de mais de 60 funcionários, além de Paula da Silva Brito Alves, coordenadora do núcleo; e da vice-coordenadora, Aline do Nascimento Monteiro. O principal objetivo foi discutir com o Departamento de Funcionários (DEFE) da APLB–Sindicato a possibilidade de implantação do curso do Profuncionário naquele município.
Foi mais um momento importante na nossa luta do funcionário, no sentido de preparar este segmento da educação em todo Estado da Bahia, diante de um processo intenso de luta. E o município de Crisópolis é mais um que entra nessa batalha.
Sobre a implantação do curso no município, discutimos com certa preocupação, uma vez que o atual governo, que assaltou o poder, diminuiu de forma drástica as verbas para a educação. Isso afetou todos os programas da educação, visto que este ano não dá mais para realização do curso. Agora, só a partir do próximo ano. No mais, houve diversas perguntas sobre o curso e as dúvidas foram dirimidas pelos palestrantes: Nivaldino Felix, diretor de Imprensa da APLB e coordenador do DEFE; e Edimilson Almeida, presidente do Conselho Fiscal da APLB e vice-coordenador do DEFE.
Nova Soure
No dia seguinte, aconteceu outro encontro de funcionários na cidade de Nova Soure, com assembleia unificada de professores e funcionários. Antes, houve uma reunião com a secretária municipal de Educação de Nova Soure, Srª Osvaldeneide Pereira de Oliveira Reis; o presidente do Conselho do Fundeb, Sr. José Domingos de Oliveira; a dirigente do núcleo da APLB, Srª Maria Lúcia Alves Pereira, e outros dirigentes, além das presenças de Edimilson Almeida, coordenador do Conselho Fiscal da APLB e vice-coordenador do DEFE, Nivaldino Felix, e Joel Câmara, assessor técnico da APLB.
Nessa reunião, a secretária Osvaldeneide queria saber com detalhe, como funciona o programa do Profuncionário. As duvidas foram todas respondidas por Nivaldino, Edimilson e Joel Câmara, que falou sobre a Reserva Técnica.
O Departamento de Funcionários prossegue com sua missão de organizar, conscientizar e valorizar os funcionários da educação, que trabalham em escolas em todo o Estado da Bahia. Nossa meta é que até 2018 tenhamos 300 municípios aplicando o programa do Profuncionário na Bahia, que já está implantado em 110 municípios, graças ao entendimento dos nossos dirigentes no interior.
Essa estratégia da APLB é de grande importância para o sistema de ensino na Bahia, seja municipal ou estadual. Com isso estamos preparando e intelectualizando este segmento, que é tão importante para o funcionamento da escola, conforme afirmam as resoluções do Conselho Nacional de Educação (Área 21), da Secretaria de Educação Básica, da Educação do Ministério da Educação e do Senado Federal, que aprovou a Lei 12014/2009.
Nivaldino Felix
Coordenador do DEFE
Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato