APLB-Sindicato no Seminário de Especialistas em Educação da CNTE
Com o tema “O papel do especialista, coordenador e pedagogo na escola atual”, o segundo e último dia do Seminário Nacional do Departamento de Especialistas da CNTE foi encerrado na terça-feira (2/8). A APLB-Sindicato se fez presente ao evento com a participação da coordenadora-geral em exercício Marilene Betros; e as diretoras Claudenice Barbosa Santana, Olivia Mendes, Valdice Edington e Gercyjalda Rosa.
Pela manhã, dando continuidade ao acompanhamento da tramitação do PL 257, que está para ser votado na Câmara, e que retira direitos dos trabalhadores, os participantes do seminário se deslocaram para o Congresso Nacional, num ato contra a aprovação do projeto.
“Estamos hoje aqui novamente e vamos acompanhar de perto essa votação, pois é inadmissível que os profissionais sejam punidos e que seus direitos sejam retirados”, ressaltou Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da IEAL.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, abriu a mesa de debate sobre a base nacional comum curricular, em diálogo com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE).
“Entendemos que o Brasil tem diversidades regionais e culturas locais que precisam ser respeitadas. Não podemos pensar que todas as diretrizes devem ser comuns. E a partir desse ponto, é necessário que a própria lei de diretrizes e bases seja respeitada, ou seja, que a escola tenha autonomia para elaborar seu currículo, ressaltou Araújo.
No período da tarde, os presentes puderam participar de um debate sobre o funcionamento político/estatutário do departamento de especialistas da CNTE.
Entre as ações prioritárias do setor ficou estabelecido maior publicidade e organicidade no site da CNTE e o contato permanente entre os estados.
O coordenador do Departamento de Especialistas em Educação da CNTE, Mário Sérgio de Souza, avaliou como positivo o balanço do evento.
“Houve um interesse e participação efetiva dos educadores, que só reforça a preocupação da CNTE de se apropriar e debater mais as questões ligadas aos especialistas e a educação”, afirmou.
Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.
Notícias anteriores
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza nestas segunda-feira (1° de agosto) e terça-feira, 2, o Seminário Nacional do Departamento de Especialistas em Educação, em Brasília. Participam dos debates, representando a APLB-Sindicato, a coordenadora-geral em exercício Marilene Betros; e as diretoras Claudenice Barbosa Santana, Olivia Mendes, Valdice Edington e Gercyjalda Rosa.
“O momento que o país vive é crítico e por isso é necessário nos unirmos e articularmos ações contra a retirada de direitos dos profissionais”, ressaltou o coordenador do Departamento de Especialista da CNTE, Mário Sérgio de Souza.
Durante os dois dias, profissionais de entidades filiadas à Confederação, vindos de todo o país, debatem diversos assuntos, entre eles o papel dos educadores na escola atual.
A primeira mesa de debate, com o tema “Identidade do Pedagogo e a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola”, foi aberta pela secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Paraná, Aparecida Reis Barbosa.
A secretária-geral da APP-Sindicato do Paraná, Vanda do Pilar Santana, coordenou a segunda mesa de debate com o tema: “As relações de trabalho na escola e a ação sindical”.
Os participantes do seminário se uniram a outros trabalhadores, no Congresso Nacional, no período da tarde, para uma grande mobilização contra o PLP 257/16, que usa a negociação das dívidas dos estados como barganha, para cortar investimentos do serviço público e que está na pauta de votação da Câmara.
“Se o governo quer renegociar as dívidas com os estados, não temos nada contra, mas os educadores e demais profissionais não podem ser prejudicados pelas condicionantes dessa renegociação”, ressaltou a secretária-geral da CNTE, Marta Vanelli.
O PT apresentou a emenda 116 ao projeto 257 que exclui essas condicionantes, entre elas, que não tenha aumento para os funcionários públicos estaduais nos próximos dois anos.
O projeto não foi votado nesta segunda-feira, 1º, por falta de quórum na Câmara e a expectativa é que entre na pauta de votação amanhã.
Histórico
Estabelecido em 1995, o Departamento Nacional de Especialistas em Educação da CNTE tem se dedicado a debater as principais pautas da área, discutindo a atuação de profissionais das áreas de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, lutando pela unificação de direitos dos trabalhadores da escola pública do Brasil.
Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.
Notícias anteriores
A APLB-Sindicato presente no Seminário Nacional do Departamento de Especialistas em Educação da CNTE
A APLB-Sindicato participa do Seminário Nacional do Departamento de Especialistas em Educação da CNTE, em Brasília, cujo tema é “O papel do Especialista, Coordenador/a e Pedagogo/a na Escola Atual”. Estão representando a APLB-Sindicato, a coordenadora-geral em exercício Marilene Betros; e as diretoras Claudenice Barbosa Santana, Olivia Mendes, Valdice Edington e Gercyjalda Rosa.