Funcionários da Educação mostram a sua força no 18º Encontro, em Valença

Funcionários da Educação mostram a sua força no 18º Encontro, em Valença

18-ENCONTRO DE FÚNCIONÁRIOS EM VALENÇA, 05 e 06 de JULHO,2016-GL (6)

18-ENCONTRO DE FÚNCIONÁRIOS EM VALENÇA, 05 e 06 de JULHO,2016-GL (7)

O 18º Encontro da categoria, em Valença, foi um sucesso

O XVIII Encontro de Funcionários da Educação, realizado nos dias 5 e 6 de agosto, na cidade de Valença, foi mais um ato grandioso da APLB- Sindicato. No evento, estavam presentes 560 delegados representando 260 municípios do Estado da Bahia.

Este encontro em Valença, além de ser um ato político maravilhoso movimentou a economia local, gerando renda para o município, já que as pessoas consumiram durante os dois dias. E isso só é possível com uma entidade que dialoga politicamente com suas bases.

Isso demonstra para todos que a APLB, é a maior entidade da Bahia, queira ou não aqueles que fazem oposição sistemática ao sindicato.

Os trabalhos tiveram início as 9h30 com apresentação do grupo de dança Movimento, que fez uma grande apresentação. Depois tivemos a palestra sobre conjuntura, realizada pelo presidente da CTB, o líder sindical Aurino Pedreira, que fez uma explanação sobre o atual momento em que o país passa. Ele criticou os golpistas, considerando-os antidemocráticos e fascistas. Aurino foi muito aplaudido.

Depois, tivemos as discussões nas quatro oficinas: Violência e Racismo nas Escolas, que foi conduzida pela professora Hercia Azevedo; outra mesa foi Profuncionário Instrumento de Formação e Ação – tendo como palestrantes Nivaldino Felix e Edimilson Almeida; DST-AIDS, Como é Visto nas Escolas, tendo como orientadora a professora Gercyjalda Rosa; a quarta oficina foi Ergonomia e Atividades Laborais – orientador, o professor Valdir Assis. É importante observar que em cada oficina haviam mais de 100 pessoas, que debateram com profundidade os temas.

À noite tivemos uma grande festa. No dia 6 tivemos uma caminhada pelas principais ruas da cidade, cujo tema foi “Fora Temer”.

À tarde, tivemos a palestra com o professor do IFBA, Eduardo Cambruzzi, que discorreu sobre o tema O que Representa o Profuncionário para a Educação, este tema foi muito discutido e debatido, já que se levantou a ideia de formação e progressão na carreira dos funcionários da educação.

Depois tivemos uma homenagem ao diretor de imprensa e coordenador do DEFE Nivaldino Felix. A Comissão Estadual de Funcionário, representada por 48 municípios do Estado, outorgou a Nivaldino uma placa comemorativa. Todo a plateia se levantou e aplaudiu de pé.

Seguindo a pauta, Joel Câmara, assessor da APLB; Italmar Palma Nogueira, advogado do sindicato, e o professor e advogado Noildo Gomes do Nascimento discorreram sobre três importantes temas: Previdência Pública e Privada; O Mal da Terceirização para o Serviço Público ;e o Papel do Setor Jurídico para a Educação.

Com o surgimento da Área 21, com decisão do Conselho Nacional da Educação e aprovação da Lei 12014/09, e depois da alteração no artigo 61 da LDB, mudou-se o cenário educacional no Brasil, e funcionário tornou-se um profissional da educação depois do curso do Profuncionário. O curso tem uma carga horária de 1.260 horas. Com isso a alteração no artigo 206 da Constituição Federal através da emenda 53 vai possibilitar os funcionários profissionalizados a receber o Piso Salarial Nacional.

Daí os funcionários exigirão por parte dos gestores Respeito, Valorização e Dignidade.

Propostas tiradas do 18º Encontro de Funcionários da Educação:

  1. Campanhas Estaduais por Concurso Público e fim da Terceirização
  2. Profuncionário para todos
  3. Plano Unificado, baseado no que diz a meta 18 do PNE
  4. Cidade de Porto Seguro para sediar o próximo encontro
  5. Dois dias para o próximo encontro em Porto Seguro em 2018

Nivaldino Felix, diretor de Imprensa da APLB-Sindicato e coordenador do DEFE

Encontro de Funcionários - 05 e 06 de Julho de 2016-GL (67)

Encontro de Funcionários - 05 e 06 de Julho de 2016-GL (65)

Resumo da Oficina de Ergonomia e Atividades Laborais

Falar em Ergonomia na atualidade é fundamental para conscientizar os trabalhadores de suas interações com o ambiente de trabalho e suas posturas, bem como, no aspecto do sem bem estar físico e mental.

Representa um conjunto de Disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe relações entre seres humanos e máquinas, objetivando assim, melhorias das condições de trabalho e lazer do ser humano. 

Podemos dizer que a ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada tipo de atividade executada. A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao logo do tempo, causam diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador, impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a mesma função, em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora.

As condições gerais de trabalho, considerando, a iluminação, o nível de ruídos e a temperatura, são os principais causadores dos problemas que afetam, diretamente, a saúde dos funcionários de uma empresa.

Quando se fala em ergonomia é fundamental o desenvolvimento da Atividade laboral, que tem como etimologia, o termo “labor” que significa trabalho.

A oficina desenvolvida no 18° Encontro de Funcionários da Educação teve como objetivo esclarecer o papel da Ginástica laboral, como prática diária de prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos que derivam do trabalho. Aplicação de técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

Professor Valdir Assis, diretor de Políticas Sociais da APLB-Sindicato e orientador da oficina

Notícias anteriores

18º Encontro de Funcionários da Educação  – sexta (5) e sábado (6 de agosto), em Valença

 

_MG_2443

Encontro Funcionarios8_MG_2474

 

Tem início na manhã desta sexta-feira (5),  o 18º Encontro de Funcionários da Educação que se encerra no sábado (6) na cidade de Valença. O tema é “Funcionário da educação:  de escravo a educador”.

_MG_2447

_MG_2476

 

Encontro Funcionarios1

 

Crédito das Fotos: Getúlio Lefundes e Rose Amorim

 

Abaixo programação completa do seminário:

Clique nas imagens e veja em tamanho ampliado

folder.indd

folder.indd

 

Notícias anteriores

O 18º Encontro de Funcionários da Educação será realizado nos dias  5 e 6 de agosto na cidade de Valença. O tema é “Funcionário da educação:  de escravo a educador”.

“É um evento que se propõe a mostrar a situação dos funcionários da Educação, que trabalham em escolas no Estado da Bahia, além de abordar de forma enfática a luta de nossa entidade contra a terceirização e exigir dos governos – principalmente do governo estadual da Bahia – concurso público. Há 30 anos que não se realiza concurso para o segmento dos funcionários”, informa Nivaldino Felix, diretor de imprensa da APLB-Sindicato e coordenador-geral do Departamento de Funcionários da Educação da Bahia.

Você pode gostar de ler também: