Valeu a luta da APLB-Sindicato, chapa vencedora assume direção do CIOMF. Passeata em Itabuna nesta sexta-feira, 26
Depois de uma grande luta para fazer valer a legítima eleição de dirigentes escolares do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), em Itabuna, a comunidade escolar E A APLB-Sindicato venceram. E a vitória será comemorada nesta sexta-feira, a partir de 7 horas da manhã, em uma passeata pelo Centro de Itabuna.
A professora Semíramis Castro foi eleita nova diretora do CIOMF, em 10 de dezembro de 2015, com 90% dos votos. Sem justificativa, a Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA) e sua representação em Itabuna, o Núcleo Regional de Educação (NRE 5) não deram posse a Semíramis e aos demais integrantes da chapa.
Desde o início, a APLB-Sindicato, com seus dirigentes da Executiva – Rui Oliveira (coordenador-geral do sindicato) e Valdice Edington, integrante também da Comissão Seletiva Central das Eleições; mais a delegada Regional da APLB, Ruth de Almeida Menezes; e a coordenadora da Delegacia de Itabuna, Sueli Maria -, lideraram a luta para validar o resultado eleitoral.
De acordo com professores, pais e alunos, a não nomeação dos novos dirigentes complicou o início do ano letivo. Os educadores ainda não têm horário de aula. O processo licitatório da merenda escolar não pôde ser tocado, nem há compra de material de manutenção. “Não há como se definir, por exemplo, a programação dos professores”, aponta o colegiado em nota pública.
Em reunião realizada na quarta-feira, 24 de fevereiro, a Comissão Seletiva Central das Eleições tratou desse assunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ao ser analisado todo o processo os procuradores entenderam a legitimidade da eleição e deram parecer favorável à posse dos eleitos. A homologação e publicação do resultado será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. Assim, o CIOMF voltará à sua normalidade.
Ponto para a APLB-Sindicato e a comunidade escolar!
A luta dos dirigentes sindicais, dos professores, dos pais, das mães e dos alunos foi vitoriosa!
Juntos somos fortes!
Abaixo, Informações da professora Rosangela Souza Costa, da comissão de informação:
O colégio CIOMF – Centro Integrado Oscar Marinho Falcão vem, desde o dia 10 de dezembro de 2015, travando uma verdadeira batalha para que a chapa diretiva eleita com mais de 90% dos votos válidos em todos os seguimentos da escola tenha o reconhecimento e direito a posse.
Em meados de janeiro deste ano fomos surpreendidos por meio da imprensa com uma declaração do NRE-05 ( Núcleo Regional de Educação)de que o pleito havia sito invalidado devido a denúncias de irregularidades .
Mais de um mês se passou até o meio deste mês de fevereiro para que a chapa eleita e todos nós tivéssemos acesso às denúncias e o direito de defesa.
Já são mais de dois meses neste enfrentamento , sem que haja nenhuma resposta no sentido de homologar a chapa eleita pela comunidade .
Em função disto, uma série de dificuldades têm impossibilitado o pleno início do ano letivo em nossa escola. Não há como se definir ,por exemplo , a programação dos professores devido a esta indefinição; não há previsão de horários de aula , não há processo de licitação da merenda ou materiais de manutenção , visto que a direção “antiga” já deve ser programada em sala de aula , além do clima da instabilidade instalado entre os membros desta comunidade.
Depois de muita espera , em reunião com o Colegiado Escolar – representação legítima desta escola através de representantes de professores , pais ,alunos e funcionários – decidiu-se que não mais esperaríamos passivamente pela resolução deste problema.
Desta reunião , saiu a seguinte decisão :
No próximo dia 26 de fevereiro – próxima sexta-feira, às 8 horas, alunos , professores , representantes e pais e funcionários, colegiado escolar e APLB- Sindicato – farão uma caminhada até o NRE exigindo a rápida resolução do caso.
No dia 29 de fevereiro – próxima segunda-feira ,às 14:00, alunos , professores , representantes de funcionários , colegiado escolar e APLB estarão em audiência na Câmara de Vereadores de Itabuna para o mesmo propósito.
Por tratar-se de uma demanda de uma parcela importante da comunidade local , visto que o CIOMF atende a cerca de 1.500 famílias , além da importância desta Unidade Escolar , há inegável interesse púbico na imediata resolução deste problema .
Neste sentido ,contamos com a cobertura e divulgação dos eventos acima citados , no sentido de colocar para a comunidade itabunense a situação que ora se apresenta e que envolve um número considerável de famílias.
Desde já agradecemos e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.