AL-BA aprova projeto como o governo enviou. APLB vai entrar na Justiça pela retroatividade

AL-BA aprova projeto como o governo enviou. APLB vai entrar na Justiça pela retroatividade

Sindicato solicita audiência ao governador para discutir salários e outros assuntos da Educação
No dia 6 de maio de 2015, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que reajusta os salários dos trabalhadores públicos da rede estadual. O reajuste foi aceito pela maioria dos sindicatos – treze -, mas a APLB-Sindicato, o Sindsaúde e o Sindsefaz ficaram contra a proposta de parcelar os 6,41% – sendo 3,5% em março e 2,91% em novembro – visto que a luta era para ter os 6,41% de uma só vez e retroativos a janeiro, que é o mês da data-base. Essa é a realidade de todo o funcionalismo público.
A APLB-Sindicato decidiu que o seu departamento jurídico entrará na Justiça para garantir a retroatividade do reajuste a partir de 1° de janeiro.
Na Educação, além dos 6,41%, o professor, que está fazendo o curso da Uneb, terá um reajuste no mês de junho de 8,75% sobre seus vencimentos. Sendo assim, seu reajuste salarial será de 3,5% em março; 8,75% em junho e 2,91% em novembro. Além disso, nós vamos continuar lutando pelo pagamento retroativo a janeiro, de acordo com a Lei 6677/94, que garante a nossa data-base.
Já solicitamos uma audiência ao governador Rui Costa, que deve nos receber no fim desse mês de maio, para discutirmos esse e outros assuntos pertinentes à Educação do Estado da Bahia.
Notícias anteriores
Sob vaias dos professores, do pessoal da saúde e do Sindsefaz, os deputados aprovaram o reajuste salarial proposto pelo governo estadual, parcelado em duas vezes (3,5% retroativo a março e 2,9% em novembro).
Acompanhe os momentos da votação nas reportagens abaixo:
Deputados aprovam projeto de reajuste salarial dos servidores como o governo enviou
TV Bahia
Votação do reajuste na AL-BA - 06-05-2015 B
Bahia Notícias
AL-BA aprova segunda parte de aumento dos servidores estaduais

Quarta-feira – 06/05/2015 – 20h25 – por Luana Ribeiro/ Alexandre Galvão

AL-BA aprova segunda parte de aumento dos servidores estaduais
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quarta-feira (6), a segunda parte do projeto de reajuste dos servidores estaduais. De acordo com a proposta apresentada pelo governo, os servidores terão reajuste de 6,41%, com uma parcela de 3,5% em março – sendo este segundo valor o aprovado há instantes (20h25). O placar para a votação foi de 39 a favor e 15 contra. O projeto seque para sanção do governador Rui Costa.

Quarta, 06 de Maio de 2015 – 19:24

Oposição: ‘governo promoveu café da manhã para convencer indecisos em reajuste’

Quarta, 06 de Maio de 2015 – 19:03

Deputado reclama que comissão de Justiça da AL-BA não votou projeto de reajuste

 

Quarta, 06 de Maio de 2015 – 18:14

AL-BA aprova, em primeiro turno, reajuste de servidores estaduais

Quarta, 06 de Maio de 2015 – 17:45

Irritado, Nilo ordena a retirada de manifestantes da AL-BA

Notícias anteriores

Todos à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 6 de maio. APLB na luta pelo cumprimento do reajuste salarial

O adiamento da votação do projeto do governo do Estado que reajusta os salários dos servidores públicos, para a sessão desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa da Bahia, foi uma vitória da mobilização da categoria, que ocupou as galerias da AL-BA na sessão de ontem (5 de maio) pressionando os deputados.

Por isso, a diretoria da APLB-Sindicato conclama os trabalhadores a continuarem na luta, com presença maciça na AL-BA nesta quarta-feira, 6 de maio de 2015, a partir das 12h.

Os servidores protestam contra o índice de 6,41% proposto pelo governo, parcelado em duas vezes (3,5% retroativo a março e 2,9% em novembro). A categoria luta por um aumento salarial digno, de uma só vez e que respeite a data-base que é janeiro.

Clique na imagem e veja reportagem e entrevista – da TV Bahia – com a vice-coordenadora da APLB-Sindicato, Marilene Betros, na Assembleia Legislativa, ontem (terça-feira, 05 de maio).

 

Marilene Betros fala na AL sobre reajuste salarial B

No Bahia Notícias
Terça, 05 de Maio de 2015 – 16:35

APLB-Sindicato pode ingressar na Justiça contra aumento fracionado

por Luana Ribeiro/ Alexandre Galvão

APLB-Sindicato pode ingressar na Justiça contra aumento fracionado
Foto: Luana Ribeiro/ Bahia Notícias
A APLB-Sindicato cogita entrar na Justiça contra a proposta de aumento salarial do governo Rui Costa ao funcionalismo público, de 6,41% em duas parcelas, a primeira de 3,5% retroativa a março e uma segunda de 2,91% em novembro. De acordo com a diretora da APLB, Marilene Betros, este mesmo método foi usado no ano passado, na gestão do governador Jaques Wagner. “Nós nos posicionamos contra o projeto de lei que dividia o reajuste em duas parcelas. No ano passado nós ingressamos na Justiça contra esse aumento fracionado. Este ano, a depender do resultado de hoje, vamos ver o caminho que vamos seguir”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, nesta terça-feira (5). Ainda de acordo com a dirigente, “o governo deveria fazer um esforço para cumprir a database e não dividir o aumento”, mesmo com a afirmação do secrátario de Relações Institucionais Josias Gomes de que não há verba disponível para isso. Apesar das rusgas com a atual gestão da Bahia, Marilene disse também que ainda “não há um propensão para o embate por greve”, mas que o sindicato vai ouvir a categoria.

Você pode gostar de ler também: