Workshop debate curso de Pedagogia na formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica

Workshop debate curso de Pedagogia na formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica

“Nós es­tamos con­vo­cando os co­or­de­na­dores das li­cen­ci­a­turas, os ges­tores dessas po­lí­ticas e pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica, para de­bater de uma forma mais pre­cisa, sobre quais se­riam as prin­ci­pais ações que te­remos para ade­quar as li­cen­ci­a­turas às de­mandas que nós temos hoje na so­ci­e­dade”, res­saltou a vice-pre­si­dente do Fórum Per­ma­nente de Apoio a For­mação Do­cente, e também Di­re­tora Geral do Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), Irene Ca­zorla, du­rante a ce­rimônia de aber­tura do I Workshop de Pe­da­gogia, re­a­li­zado nos dia 14 e 15 de agosto de 2014, no IAT.
O en­contro é uma par­ceria entre o Fórum Per­ma­nente de Apoio à For­mação Do­cente do Es­tado da Bahia (For­prof-BA), com  a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado, em busca de uma re­flexão  sobre o papel dos pro­gramas es­tru­tu­rantes da Se­cre­taria, além  de co­locar em pauta o cur­rí­culo do curso de Pe­da­gogia no âm­bito da for­mação de pro­fes­sores para os anos ini­ciais da Edu­cação Bá­sica; assim como cons­truir uma agenda de ações e pauta para o IV Sim­pósio Baiano das Li­cen­ci­a­turas(SBL), a partir da iden­ti­fi­cação das di­fi­cul­dades e pro­blemas en­con­trados na im­ple­men­tação dos cursos de Pe­da­gogia, tanto os de oferta re­gular, quanto os da oferta es­pe­cial do Parfor Pre­sen­cial e a Dis­tância.
“Esse Workshop está sendo de suma im­por­tância para o meu cres­ci­mento pro­fis­si­onal, prin­ci­pal­mente porque o de­bate entre a pla­teia e o pa­les­trante faz com que pos­samos tirar nossas dú­vidas e co­nhecer mais a re­a­li­dade da nossa es­cola”, disse  a Pro­fes­sora de Língua In­glesa e Re­dação, do Co­légio Mu­ni­cipal Luiz Edu­ardo Ma­ga­lhães, da Ci­dade de Santo Antônio de Jesus,  DIREC 4, Aline Bastos.
Para a dou­tora em Edu­cação Bra­si­leira pela Uni­ver­si­dade Fe­deral do Ceará (UFCE ) Maria Amália Si­mo­netti , au­tora  da pro­posta di­dá­tica para a al­fa­be­ti­zação le­trando 1º e 2º ano, do en­sino fun­da­mental I,  o grande foco da pe­da­gogia é a cri­ança de 0 a 10 anos. “Pensar pe­da­gogia é pensar o ser hu­mano, pensar o ser hu­mano na pe­da­gogia em es­pe­cial, é pensar na cri­ança, por que o grande foco da pe­da­gogia é o en­sino  de 0 a 10 anos, que co­meça na edu­cação in­fantil até o 5º ano (En­sino fun­da­mental)”, disse Amália.
“Hoje quando se pensa que educar e cuidar são dis­so­ciá­veis, nós temos uma di­mensão sig­ni­fi­ca­tiva da res­pon­sa­bi­li­dade desses pro­fes­sores de todos os ní­veis. Mas es­pe­ci­fi­ca­mente, das sé­ries ini­ciais, é, por­tanto um as­sunto para se dis­cutir além dos muitos ou­tros que vão, sem dú­vida par­ti­cipar como va­riá­veis im­por­tantes nesse pro­cesso do aprender”, en­fa­tizou  a re­pre­sen­tante  da Câ­mara su­pe­rior do Con­selho Es­ta­dual de Edu­cação e membro do FOR­PROF – Ba, Alda Muniz Pepe.
FOR­PROF – Órgão co­le­giado e ins­ti­tuído como po­lí­tica de acom­pa­nha­mento do Plano Na­ci­onal de For­mação de Pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica (PARFOR).
“Esses en­con­tros são muito im­por­tantes para nós pro­fes­sores, no sen­tido em que atu­a­li­zamos as nossas dis­cus­sões e con­se­guimos fazer um in­ter­cambio com pro­fes­sores de vá­rias re­giões do es­tado, isso tudo vem en­ri­quecer o nosso lado pro­fis­si­onal”, sa­li­entou o pe­da­gogo Cláudio Ro­berto Abi­dias, da Es­cola Mu­ni­cipal Jo­a­quim José de Al­meida, no mu­ni­cípio de Tei­xeira de Freitas, DIREC 9.

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Nos dias 12 e 13 de agosto a APLB-Sindicato estará no debate sobre Educação em Ciências Humanas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). É importante que os trabalhadores em educação participem desse workshop. A APLB fez parte parte da construção desse evento, prestigie.

 

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