Mairi: categoria ministrou aula pública na Câmara de Vereadores

Paralisação da Rede Municipal de Mairi nesta terça-feira (19/04/2011)

Local – Câmara de Vereadores

Horário – 14 horas

Aula Pública!!!!

Contamos sempre com Vc!

CARTA ABERTA

Caros pais, queridos alunos (as), sociedade mairiense.

Saudações Sindicais,

Em Assembleia Geral da ADEM-APLB/Sindicato realizada no último dia 16 de abril do corrente ano, os educadores da rede pública municipal de educação resolveram por unaninidade paralisar suas atividades docentes no próximo dia 19 de abril (terça-feira). Somos sabedores e sabedoras do nosso dever enquanto profissionais do magistério preocupados com a formação intelectual, pessoal, social e moral de nossos queridos alunos (as), mas precisamos parar para a educação avançar.

Nosso paralisação tem por objetivo promover uma ampla reflexão no que diz respeito a aplicabilidade dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos profissionais da educação, o FUNDEB.Para melhor entender essa realidade,apontaremos aqui algumas falhas na aplicabilidade do FUNDEB, conforme a lei Federal nº11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundeb.

A referida lei deixa bem clara em sua redação que a formação inicial ou continuada, auxilio transporte ou apoio equivalente para os profissionais do magistério não deve ser oriundas da aplicação mínima de 60% do FUNDEB, mas em nosso município essas despesas estão sendo pagas pelo 60% do fundo e isso vem onerando o Fundeb 60 e justificando o não reajuste salarial tão almejado pela categoria.Com isso, não queremos que o Poder Público Municipal deixe de incentivar e promover a capacitação e a formação dos educadores, muito pelo contrário aplaudimos a administração pela iniciativa, mas conclamamos que a mesma seja feita pela via correta conforme a legislação manda.

Outro fator que merece nossa atenção e preocupação diz respeito ao transporte escolar, em nosso município, há ônibus transportando jovens e crianças fora dos padrões mínimo exigido pelo PNTE – Programa Nacional do Transporte Escolar, colocando em risco assim a integridade física de nossos discentes.

Também merece uma reflexão é a proporção em relação aluno X professor, é sabido por todos (as) que o número de alunos em nosso município segundo o Censo Escolar vem diminuindo de forma significante, mas coincidentemente o número de professores vem aumentando. Para ter uma ideia, na rede municipal de educação há escolas funcionando com apenas 8(oito) alunos e um professor, há também escola na mesma região uma escola com aproximadamente 20 (vinte) alunos com um professor e um agente educativo (ajudante) em contra partida há escola na sede com cerca de 36 alunos e apenas um professor.Assim não há FUNDEB que aguente !

Também é merecedor de uma reflexão em torno do Regimento Unificado das escolas públicas de Mairi que formam a rede municipal de educação. Parece que há dois modelos de escola pública em nossa cidade! Para termos uma noção há escola integrante a rede municipal de educação funcionando com média 6,0 (seis) enquanto isso a maioria das escolas com média 5,0 (cinco). Isso é Regimento Unificado?

Por tudo que já foi dito, esteja claro que nossa luta em prol de uma educação de qualidade e igualitária não será pequena. E quando dissemos nossa, queremos dizer que a luta é dos professores, dos senhores pais e responsáveis e de nossos alunos: a educação é por todos nós e para todos nós !

Sabemos que nos últimos anos, a educação em nosso município vem avançando e que a Secretaria de Educação estará sempre disposta ao diálogo, mas se muito já foi feito, ainda temos muito a conquistar. E esta luta só será completa e vencedora se contarmos com sua participação e compreensão de vocês, juntos conosco nesta caminhada, fortalecendo a EDUCAÇÃO do nosso município. Convidamos todos (as) em nossa Aula Pública dia 19 de abril às 14h00 na Câmara Municipal de Vereadores de Mairi.

Grato por sua atenção e participação.

Professores da Rede Pública de Mairi.

Nosso partido é a EDUCAÇÃO e lutar por ideais é a nossa POLÍTICA!

Mairi-BA 18 de abril de 2011.