Paripiranga: vitória da Educação
Diretor Executivo da APLB Regional Nordeste
VITÓRIA DA EDUCAÇÃO
OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA, FINALMENTE CONQUISTARAM O NOVO PLANO E A INSTITUIÇÃO DO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL.
FORAM MAIS DE TRÊS ANOS DE MUITAS LUTAS, ANGÚSTIAS, DECEPÇÕES, MAS SOBRETUDO PERSEVERANÇA. OS PROFISSIONAIS DE ENSINO FORAM OBRIGADOS A DECRETAR GREVE QUE DUROU MAIS DE TRÊS MESES COM 59 DIAS LETIVOS PARALISADOS, NÃO ADIANTARAM AS AMEAÇAS, O TERRORISMO PSICOLÓGICO E AS PRESSÕES DE TODA NATUREZA, POIS O QUE OS EDUCADORES QUERIAM ERA O RESGATE DA SUA DIGNIDADE, A DIGNIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO E A ELEVAÇÃO DA SUA AUTOESTIMA, POR ENTENDER QUE O PLANO DE CARREIRA E O ESTATUTO SÃO INSTRUMENTOS DE VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES DO SUPORTE PEDAGÓGICO E DO SUPORTE ADMINISTRATIVO QUE É UMA OBRIGAÇÃO DETERMINADA PELA CONTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.
A PREFEITURA AJUIZOU AÇÕES REQUERENDO DO JUDICIÁRIO A DECRETAÇÃO DA ILEGALIDADE E ABUSIVIDADE DA GREVE, MAS A COERÊNCIA, A CERTEZA DE QUE ESTAVAM CERTOS DO QUE QUERIAM NÃO PERMITIRAM O ARREFECIMENTO DA LUTA DOS EDUCADORES.
ANTES DO JULGAMENTO DA GREVE A CATEGORIA COM SABEDORIA ESTABELECEU ESTRATÉGIA NO SENTIDO DE REABRIR O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO, CONSEGUIRAM E REESTABELECERAM UMA NOVA COMPOSIÇÃO DE CONCEITOS E ESCLARECIMENTOS NO PONTO DE VISTA DA NOVA CONCEPÇÃO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.
COM A FORÇA DA UNIDADE DE TODOS QUE ATENDERAM O CHAMADO DO SEU SINDICATO APLB (DELEGACIA VAZA- BARRIS), ENFIM CONSEGUIRAM A INSTITUIÇÃO DE UM EXCELENTE ESTATUTO DO MAGISTÉRIO E SEM SOMBRA DE DÚVIDAS UM BOM PLANO DE CARREIRA COM A IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL, E, O PLANO É UNIFICADO, ALÉM DA REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DO PESSOAL DE APOIO E SUPORTE ADMINISTRATIVO ESCOLAR.
A BAHIA E O BRASIL SE ORGULHAM DOS EDUCADORES DE PARIPIRANGA.
PARABÉNS!
SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!
AGRADECIMENTOS AOS COMPANHEIROS
Ao Rui que mesmo estando afastado para concorrer a eleição Estadual, ocupou o seu tempo em nós ajudar na mediação direta com a CNTE, onde fomos muito mais respeitados ao receber uma carta de apoio a Greve a qual repercutiu Nacionalmente,fazendo com que a sociedade tomasse conhecimento e com isso tivemos muito mais apoio da sociedade,serviu de pressão para que se fosse aberto os canais de negociação,vai ai o nosso muito obrigado.
Gostaríamos de reconhecer o brilhante apoio do Departamento Jurídico em nome de Marilene Betros que na época estava na Coordenação Geral da Entidade, a qual nos deu todo o suporte necessário, desde apoio político e jurídico bem como a agilidade de mediação com Dr. Italmar, não podemos esquecer-nos também da mediação para negociação com a Superintendência de Transportes; sentimos que você não mediu esforços em no ajudar nesse embate. Registro a participação ativa de Izaura quando era solicitado o seu serviço.
Ao Jorge Carneiro, pelo apoio financeiro e humano, que percebeu que esta luta era importante para a História da Entidade. Registro a participação ativa de Gilmário quando era solicitado o seu serviço.
A Ivone Azevedo que com a sua coragem e determinação nos incentivou ao enfrentamento perante o Poder Executivo, bem como teve várias participações nas negociações. Registro a participação ativa de Eliene , Edilene e Vanessa quando eram solicitadas o seus serviços.( Agradecer também a Wilson e Júnior).
Ao departamento de Impressa por cada notícia publicada, a qual teve grande repercussão e de certa forma nós deixaram mais fortes e respeitados, pois quando algo desta importância se torna Público em caráter Estadual, o interesse do Poder Executivo é de resolver todo e qualquer impasse. Registro a participação ativa de Jackson, Bomfim e Eduardo quando eram solicitados os seus serviços.
Ao Dr. Italmar pela habilidade e sabedoria em nós orientar Juridicamente, desde o início da notificação de greve e acompanhamento das audiências que o Poder Executivo ajuizou alegando abusividade da Greve, dentre outras participações em momento de tomada de decisões estratégicas nas negociações. Você assim como outras pessoas foi um dos pivores importantíssimos para esta nossa conquista.
Joel Câmara, figura que conseguiu mediar a negociação de forma brilhante a qual não nos restou dúvida da sua capacidade de intermediar sem interferir diretamente na autonomia dos dirigentes locais.
Aos demais Companheiros e funcionários que não foram citados nosso muito obrigado, saibam que todos foram importantíssimos para a nossa vitória.
Att.
João Neto Fraga Santana