Conselho Geral da APLB-Sindicato é instalado em clima de unidade e expectativa de avanços
A abertura do Conselho Geral do Sindicato (CGS), realizado pela APLB-Sindicato nesta quinta-feira (6), no Hotel Vilamar, em Amaralina, aconteceu em um clima de unidade e fortalecimento da categoria. A vice-coordenadora da entidade, Marilene Betros foi quem abriu os trabalhos e deu a largada para a instalação do Conselho Geral que continua até a sexta-feira (7).
Para Marilene Betros, o momento é de planejar e construir os caminhos que farão parte da estratégia com o único objetivo de avançar cada vez mais. “O Conselho é a terceira maior estância da APLB-Sindicato. É o momento que paramos para refletir e avaliar tudo o que já foi feito e planejar novas ações. O Conselho é uma ação estatutária realizada em conjunto com as Delegacias e Núcleos, além de todos os que compõem a diretoria da APLB-Sindicato. O objetivo é avançar mais em pontos fundamentais como o Piso Salarial e 1/3 da Jornada de Trabalho”, ressalta Marilene.
Na mesa de abertura, além da vice-coordenadora Marilene Betros, o diretor José Lourenço Dias, como secretário, Cassiano Benevides, diretor regional e Célia Mara Correia da Delegacia Extremo Sul.
Pela manhã, foi feita a leitura do Regimento Interno, o qual foi aprovado por unanimidade pelos educadores. Em seguida, dando seguimento a pauta, foram convidados a compor a mesa integrantes do Departamento Jurídico, os diretores José Lucas Sobrinho e os advogados Eduardo Neto, Rita Souza e Ruth Serravale. O Departamento Jurídico apresentou relatório de processos judiciais e administrativos em curso e por ajuizar, a exemplo dos individuais e coletivos como Licença Prêmio, Reclassificação dos Aposentados, URV, Readaptados e Unificação de Cadastro (professores com 3 vínculos). Após a exposição, os educadores puderam tirar dúvidas.
Pela tarde, o Conselho Geral contou com a participação do coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, que conduziu os trabalhos. Também estiveram presentes a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e Maria Quitéria, prefeita do município de Cardeal da Silva e presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB). Foram discutidos os temas relacionados à Avaliação de Conjuntura, da Política Educacional, do Congresso da CNTE e Informes. Ainda pela tarde ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de discutir e deliberar sobre a aprovação da Prestação de Contas dos Exercícios de 2011 a 2013 e o Relatório das Atividades Políticas, Sindicais e Financeiras.
Ainda na pauta do encontro com o término programado para a sexta-feira (7), o Congresso que reúne os membros definidos no Estatuto da entidade, lideranças sindicais da capital e interior segue com o objetivo de discutir os outros itens da pauta com a programação abaixo:
– Plano de Lutas 2014;
– Formação Sindical;
– Organização:
– Aprovar Regulamento Eleitoral Geral e encaminhamentos para discutir alteração estatutária;
– Aprovar criação, extinção, desmembramento ou absorção de Delegacias e Núcleos e delimitar Regionais;
– Finanças:
– Indicações para elaboração do Orçamento Anual e Relatório das prestações de contas das Delegacias, Núcleos e Diretoria Executiva;
– Social;
– Patrimônio;
– Imprensa;
– Administração;
– O que ocorrer.
Notícias anteriores:
APLB-Sindicato realiza Conselho Geral, na quinta e sexta-feira (6 e 7), de fevereiro
A APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Estadual e Municipal do Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio do Estado da Bahia, realiza o seu Conselho Geral do Sindicato (CGS), na quinta e sexta-feira (6 e 7), de fevereiro, das 9 às 18 horas, no Hotel Vilamar, localizado na Av. Amaralina, nº 111, bairro Amaralina, em Salvador. O Conselho é convocado pelo coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira e composto pelos membros definidos no Estatuto da entidade, lideranças sindicais da capital e interior, com o objetivo de discutir e deliberar a pauta abaixo descrita:
1) Aprovar o Regimento do CGS;
2) Avaliação de Conjuntura, da Política Educacional, do Congresso da CNTE e Informes;
3) Plano de Lutas 2014;
4) Formação Sindical;
5) Organização:
5.1) Aprovar Regulamento Eleitoral Geral e encaminhamentos para discutir alteração estatutária;
5.2) Aprovar criação, extinção, desmembramento ou absorção de Delegacias e Núcleos e delimitar Regionais;
6) Jurídico: Relatório de Processos Judiciais e Administrativos em curso e por ajuizar;
7) Finanças:
7.1) Indicações para elaboração do Orçamento Anual e Relatório das prestações de contas das Delegacias, Núcleos e Diretoria Executiva;
7.2) Aprovação da Prestação de Contas da entidade;
8) Social;
9) Patrimônio;
10) Imprensa;
11) Administração;
e 12) O que ocorrer.