Programação do 11º Congresso Estadual da APLB-Sindicato
Organizar a luta e avançar nas conquistas
O 11° Congresso Estadual da APLB-Sindicato é destinado aos trabalhadores (as) em educação das redes públicas (estadual e municipal) do Estado da Bahia, filiados/as ao sindicato, tem como tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas“. O Congresso acontece de 24 a 26 de outubro de 2013, no Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris. Os debates terão a presença de especialistas, pesquisadores e sindicalistas para aprofundar os temas do evento.
O Congresso Estadual, instância maior da APLB-Sindicato, tem caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que apontará para a construção de um projeto que seja referência e atenda as necessidades de seus trabalhadores/as. E também propicie um atendimento de qualidade à população, visando contribuir na definição de políticas educacionais no nosso estado, com inclusão social e recepção à diversidade.
O Congresso objetiva qualificar o debate dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ensino Público sobre a Conjuntura Mundial, Sindical e Educacional, enfatizando os desafios e perspectivas da classe trabalhadora, com acompanhamento e intervenção junto às políticas estabelecidas pelos órgãos governamentais a partir dos projetos já consolidados nos últimos anos pela categoria. É, também, mais um espaço do debate pedagógico e apropriação da categoria sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e os seus desafios para a qualidade: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Será um momento também de discussão e implementação de alterações estatutárias. A estrutura e funcionamento da APLB, interiorização e democracia hoje são referência para o movimento sindical na Bahia e no Brasil. É notório o seu crescimento, especialmente nos últimos 30 anos. A marca classista inspirou a sua forma de organização, mas a dinâmica da sociedade e movimentos sociais, aliados à experiência acumulada, impõe alguns ajustes ao seu Estatuto, que no momento é oportuno e propício.
“Organizar a luta e avançar nas conquistas” são desafios para atender as demandas e aspirações de uma sociedade, cada vez mais ávida por educação de qualidade, socialmente referenciada para todos, e justiça social.
Um excelente Congresso para todos e todas delegados (as)!
Comissão de Organização do 11° Congresso Estadual da APLB-Sindicato
11° Congresso Estadual da APLB-Sindicato
Dias 24, 25 e 26 de outubro de 2013
Gran Hotel Stella Maris
Salvador-Bahia
“Organizar a luta e avançar nas conquistas”
Programação:
Dia 24/10:
Das 8 às 18h: Credenciamento
Atividade Cultural (Adriana e Dennys)
13h – Almoço
15h30min – Leitura, debate e aprovação do Regimento do 11º Congresso Estadual da APLB-Sindicato.
Coordenação: Rui Oliveira, Marilene Betros e Claudemir Nonato
Mediador: Jorge Souza Carneiro
Relator: Jurandir Gregório Nascimento Junior
Convidada: Maria Raimunda Oliveira Santana Dantas
18h30min – Jantar
19h – Abertura Oficial
Apresentação Cultural (Projeto Viva Paz)
Instalação da mesa
Canto do Hino da Bahia (Aloísio Menezes)
Saudação das autoridades
19h-45min – MESA 1
A Conjuntura Mundial: a crise, os desafios e perspectivas da classe trabalhadora e do sindicalismo
Coordenação: Marilene dos Santos Betros
Palestrantes:
Adilson Araújo – Presidente Nacional da CTB, Ex-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Regional Bahia. É dirigente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Fundador da CTB Nacional em 2007, é membro da Direção Executiva Nacional. Dirigiu a CTB Bahia entre 2008 e 2009, e 2009 a 2013. Foi também Presidente do Conselho Estadual de Trabalho e Renda da Bahia – CETER-BA.
Altamiro Borges – Jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Secretário Nacional de Questões da Mídia do PCdoB e autor do livro “A ditadura da mídia”.
Rodrigo Mousinho Hita – Bacharel em Ciência Política. Secretário Geral do PSB-BA.
Mediador: Claudemir Nonato de Santana
Relator: Valdir Alves de Assis
Convidada: Dilma Santana Miranda
Dia 25/10/2013
8h – Café da manhã
Das 8h às 12h: Credenciamento dos suplentes
08h15min: Atividade Cultural (Célia França)
08h40min
Mesa 2 – Conjuntura Educacional, Legislação e Políticas da Educação: desafios e perspectivas.
Coordenação: Rui Oliveira
Palestrantes:
Alice Portugal – Alice Portugal foi deputada estadual por duas legislaturas e cumpre o seu terceiro mandato como deputado federal pelo PCdoB. Destacou-se especialmente pela atuação em prol da educação pública, gratuita e de qualidade e por melhores salários e condições de trabalho para os docentes. Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Alice é uma das autoras da lei que institui o piso salarial nacional para o professor. Alice Portugal articula no Congresso Nacional uma frente suprapartidária para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Senado.
Joilson Antonio Cardoso do Nascimento – Especialista em Educação Física; Licenciatura Plena Educação Física; Professor da Educação Pública Municipal da Cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro. Desde 1992, é Conselheiro do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Conselheiro do CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador); Vice-presidente Nacional CTB – (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Mediadora: Gercyjalda Rosa Silva e Silva
Relatora: Claudenice Barbosa Santana
Convidada: Marlede Silva de Oliveira
Intervalo
10h40min –
Mesa 3 Plano Nacional de Educação, desafios para a qualidade: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
Coordenação: Olivia Maria dos Santos Mendes
Palestrantes:
Maria Antonieta Trindade – Professora, Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Vice – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE. Secretária de Saúde do Trabalhador da CNTE
Irene M. Cazorla – Doutora em Educação pela Unicamp e Pós-doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atualmente, é Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), centro de formação de professores da Secretaria Estadual da Educação, e Vice-presidente do Fórum Permanente Estadual de Apoio a Formação Docente (FORPROF-BA). É autora do livro “Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio”, organizadora do livro “Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico”. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Bahia, SBEM-BA e faz parte do GT12: Educação Estatística.
Mediadora: Elza Souza Melo
Relator: João Neto Fraga Santana
Convidada: Ruth de Almeida Menezes
13h – ALMOÇO
Atividade Cultural: Voz e Violão com Jubiraci Bastos
14h30min:
Mesa 4 Reformulação do Estatuto da APLB-Sindicato: O Protagonismo da APLB na luta em defesa de uma educação pública, laica e de qualidade e a organização dos seus trabalhadores
Coordenação: Rui Oliveira
Palestrantes: Josenita Costa e Pascoal Carneiro
Mediadora: Ivone Alves de Azevedo
Relator: Marcelo Jorge de Almeida Araújo
Convidada: Maria Conceição Muniz Barbosa
Intervalo
16h10min: Apresentação, Debate e Aprovação dos Destaques
18h30min: Jantar
21h – Confraternização
(Aloísio Menezes e Juliana Ribeiro)
Dia 26/10
8h30min – Apresentação Cultural (Carmem Geysa Cardoso)
OFICINAS
- 1. DST/AIDS/Prevenção do Câncer de Mama e a Mala do Prazer
Drª Karla Kalil – Medica mastologista pela sociedade brasileira de Mastologia. Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital Universitário – UFBA.
Jeferson Plácido dos Santos – Pós-graduado em Psicopedagogia. UVA. Graduado em Historia. Licenciatura Plena pela UFMa. Contato: jefersonplac@hotmail.com
Coordenadores (as): Valdice Edington, José Lucas da Silva Sobrinho e Enéas Chaves Soares
- 2. Condições de trabalho e saúde dos profissionais da educação
Maria Antonieta Trindade – Professora, Graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de PE. Secretária de Saúde do Trabalhador da CNTE.
Ana Soraia Vilasboas Bomfim – Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL/BA, fez mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na linha de pesquisa Trabalho e Sociedade em 2009. Atualmente, é técnica da Fundacentro Jorge Duprat Figueiredo e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Tem experiência na área de Trabalho-Saúde, atuando nos temas precarização do trabalho e impactos na saúde os trabalhadores (terceirização). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGSS/UERJ, Brasil.
Coordenadores: Luciano de Souza Cerqueira, Monica Maria Santana Muniz e Francisca Brasília Marques.
- 3. A ética e Educação:
Marcela Mary José da Silva – Assistente Social – UCSAL, especialista em gerontologia – UFBA. Educação – UNEB, Serviço Social – UNB. Mestre em Educação UNEB. Doutorandaem Serviço Social – UFRJ. Docente do Curso de Serviço Social – CAHL-UFRB, Coordenadora do Grupo de Trabalho e de Pesquisa de Serviço Social na Educação da UFRB.
Caroline Moraes Brito – Licenciada em Letras Vernáculas com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura – UESB/Jequié; Licenciada em Filosofia – UESB/Jequié Especialista em Lingüística Aplicada ao Texto – UESB/Jequié. Especialista em Literatura Brasileira – Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO
Coordenadoras: Silvana Souza Coelho e Rose Assis Amorim Aleluia
- 4. Qualidade com equidade na educação infantil
Jardelina Bispo do Nascimento – Pedagoga, Mestre em Educação e Contemporaneidade. É professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação: gestão e consultoria educacional, na docência, em Educação Básica e Infantil, na graduação e Pós-Graduação, cursos de formação de professores nas componentes curriculares tais como Estágio Supervisionado, Pesquisa e Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Didática. Trabalha com temáticas relacionados a diversidade, questões étnicas e ambientais, Universidade e Trabalho Docente. Desenvolve atividades de pesquisa e consultoria Internacional em Angola, participa dos grupos de pesquisas: Sociedade, conhecimento, Política e Desenvolvimento, coordenado pela Drª Carla Liane N. Santos e do Grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região, coordenador pela Drª Nadia H. Fialho. Atualmente tem se dedicado a Pesquisa e a Extensão.
Coordenadoras: Hercia Azevedo da Silva e Alina Rita Leite Bacelar Pereira
- 5. Educação inclusiva e diversidade: desafios para a qualidade
Sílvio Humberto – Formado em Economia pela UCSAL. Professor da UEFS. Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Salvador. Fundador do Instituto Stive Biko e Vereador. Eleito vereador de Salvador 2013 – 2016, pelo PSB. Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. Membro do Conselho Estadual de Educação.
Alzira de Castro Gomes – Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1994). Especialista com ênfase em Educação Especial, Psicomotricidade e Psicopedagogia. Mestranda em Educação pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires/Argentina). Gestora do CEEBA – Centro de Educação Especial da Bahia.
Coordenadores (as): Ivana Maria Cabral Leony e Ana Angélica Bastos e Silva
Previdência e seus efeitos: aposentandos (as) e aposentados (as):
Dr. Antonio Italmar Palma Nogueira Filho – Advogado. Graduado em Direito pela UFBA, especialista em Direito da Educação, especialista em Direito Administrativo, especialista em Filosofia do Direito
Coordenadoras: Luzia Gomes de Freitas, Bárbara Virginia dos S. Virgens e Dilma Perpétua Alves Pereira
- 6. Funcionários (as) da educação: desafios da profissionalização
Edmilson Ramos Camargo (Lamparina) - Extensão em Política e Sindicalismo Internacional (Unicamp/SP; Graduação na modalidade licenciatura plena em Agricultura, Zootecnia e Administração e Economia Rural pelo CEFET/MG); Pós-Graduando em Gestão Pública; Coordenador Nacional do DEFE/CNTE. E-mail: lamparina@cnte.org.br Telefone: (61) 85512561
Ubiratan Silva Reis – Licenciado em Matemática. Graduando em Direito na Ambracollege. Professor da Rede Municipal de Irará. Membro Titular do Conselho Municipal de Alimentação Escolar; Diretor da Delegacia Açucareira do APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. Coordenador da Unegro.
Coordenadores: Nivaldino Felix de Menezes e Edmilson de Almeida Santos
- 7. A EJA e as diretrizes nacionais:
Marlene Silva – Licenciada em História pela UFBA. Pós-graduada em Educação pela UCSAL. Coordenadora de EJA da Rede Estadual até fevereiro de 2013. Atualmente professora do Colégio Estadual Sete de Setembro.
Josenita Costa Souza – Pedagoga. Professora aposentada da rede pública estadual da Bahia. Profª da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestrando em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional.
Coordenadores: Paulo Bonfim Filgueiras da Silva e José Lourenço Silva Dias
12h30min Almoço
Atividade Cultural (Pablo e seus teclados)
14h – Plenária Final
Coordenação: Rui Oliveira
- Debate das Resoluções do Congresso
- Alterações Estatutárias
- Moções
Mediadora: Zélia da Silva Barbosa
Relator: Noildo Nascimento
Convidada: Adriana Oliveira de Souza e Ahilton Ribeiro Rodrigues
16h – Mesa de Encerramento pela Direção executiva Estadual e da Comissão de Organização do Congresso
16h30min – ASSEMBLEIA GERAL
Mesa: RETIRADA E APROVAÇÃO DOS DELEGADOS E DELEGADAS PARA O CONGRESSO DA CNTE.
COORDENAÇÃO: Rui Oliveira, Marilene dos Santos Betros e Claudemir Nonato de Santana
Relatora: Márcia Fernandes de Carvalho
Convidadas (os): Regina de Oliveira Carvalho e José Francisco Pereira