APLB-Sindicato na Justiça contra a enturmação
As notícias sobre a enturmação e a mobilização da APLB-Sindicato:
Estudantes de Retirolândia fazem convocação de manifesto:
De: “alana tito”
Assunto: CONVOCAÇÃO AO MANIFESTO
Data: quinta-feira, 24 de setembro de 2009 20:32
BOA NOITE!!
NÓS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VESPERTINO DO COLÉGIO ESTADUAL OLAVO ALVES PINTO DO MUNICIPIO DE RETIROLÂNDIA CONVOCAMOS A VOSSA ILUSTRE PRESENÇA PARA FAZER A COBERTURA DA MANIFESTAÇÃO QUE IREMOS FAZER CONTRA O PROCESSO DE ENTURMAÇÃO SUGERIDO PELO SECRETARIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, VISAMOS QUE ESSE FEITO RETARDARAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS AFETADAS.
VIMOS QUE SÓ ATRAVÉS DA MANIFESTAÇÃO A DIREC 12 VEJA QUE OS ESTUDANTES ASSIM COMO CORPO DOSCENTE DO COÉGIO TAMBÉM PRESISA PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS PROPOSTAS QUE VENHAM A FAVORECER OU NÃO O ALUNADO.QUEREMOS MOSTAR NOSSO PODER DE VOZ, POIS SÓ COMO O ALUNADO UNIDO DETERMINAREMOS NOSSO PONTO DE VISTA, E SO ASSIM NOS TORNAREMOS CIDADÃOS CRITICOS PERANTE A SOCIEDADE.
VOSSA PRESENÇA SERÁ INDISPENSÁVEL!!
TUDO ACONTECERÁ EM:
CIDADE: RETIROLÂNDIA-BA
RUA: JOANA ANGÉLICA
LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL OLAVO ALVES PINTO
DATA: 25/09/2009
HORÁRIO: A PARTIR DAS 13:00 HORAS
A TARDE – 24/09/2009
Feira de Santana
Uma aula pública na rua, seguida de uma passeata até a sede da Diretoria Regional de Educação, foi a forma que os professores da rede estadual de Feira de Santana encontraram para protestar contra a enturmação.
__________________________________________________________________________________________
Sexta-feira, 18 de setembro, à tarde, a APLB-Sindicato liderou a manifestação em frente ao Tribunal de Justiça, no CAB, pela celeridade na votação do mandado de segurança contra a enturmação. Leia texto publicado em A TARDE, em sábado, 19 de setembro de 2009:
Docentes pedem agilidade ao TJ
Professores da rede estadual de ensino se reuniram ontem (sexta-feira, 18) à tarde em frente ao Tribunal de Justiça da Bahia para pedir agilidade no julgamento do mandado de segurança impetrado contra a medida de enturmação do Estado – junção de turmas de mesmas unidade e série. Segundo o coordenador da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, o desembargador Antônio Roberto Gonçalves ficou dedar o resultado da decisão na segunda ou terça-feira. As aulas, que estiveram suspensas esta semana, voltam ao normal depois de amanhã.
Professores entram na Justiça contra a enturmação
ALANA FRAGA
A TARDE – 16/09/2009
Após reunião com representantes da Secretaria Estadual da Educação (SEC), que foi realizada ontem, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) entrou com mandato de segurança no Tribunal de Justiça da Bahia contra a medida de enturmação determinada pela SEC e que já foi adotada em 76% dos 147 colégios de Salvador.
Segundo Rui Oliveira, 1º secretário da APLB, “o governo não teve compostura com relação à enturmação, já que ela desestabiliza professores e alunos, além de acarretar risco de lotação das salas de aula”.
A assessoria de comunicação da SEC divulgou nota sobre a reunião na qual não consta nenhum item relacionado à questão da enturmação, como se o assunto não tivesse sido discutido.
Estudantes e professores de escolas estaduais da Liberdade, Caixa D’água e Pau Miúdo realizaram manifestação no Largo do Tamarineiro, em repúdio à enturmação.
A proposta da SEC consiste em reunir turmas da mesma série e turno com efetivos reduzidos e deve acontecer em 465 das 1.640 escolas distribuídas pelos municípios baianos, sendo 173 em Salvador e região metropolitana e 292 no interior.
Professores estaduais e municipais prometem parar hoje, por 24 horas, pela campanha nacional em defesa do piso salarial da categoria.