APLB destaca a importância da participação nas conferências estaduais e municipais – Acesse aqui o Documento Referência da CONAE 2024
O Fórum Nacional de Educação (FNE) publicou o documento-referência para realização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024). O objetivo é que ele seja utilizado nas Etapas Municipal e Estadual da Conferência, para debate sobre os macroproblemas da educação, construindo subsídios para o novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Confira abaixo o documento:
documento-referencia-6_231027_184407 (1)Com o tema “PNE 2024-2034: Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a Conae 2024 será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília. O evento é realizado pelo Ministério da Educação e organizado pelo FNE.
“É com o espírito de diálogo, convergência e reconstrução de políticas públicas e processos democráticos, que o FNE submete à apreciação da sociedade brasileira este Documento-Referência e convida profissionais da educação, mães, pais e responsáveis, estudantes, dirigentes, parlamentares, movimentos e demais atores sociais que se preocupam e ocupam com a educação, para dialogar, refletir e propor uma agenda de Estado para a educação brasileira”, diz o texto de apresentação do documento.
O documento final com as sugestões para o novo PNE será aprovado na Conferência Nacional. Com as contribuições encaminhadas ao MEC, será elaborado o projeto de lei com metas para a educação do país nos próximos dez anos. “A participação de cada um nesse debate pode fazer a diferença. As contribuições dos participantes das etapas municipais e estaduais serão utilizadas para posterior encaminhamento das propostas finais ao MEC.”, destaca o coordenador-geral da APLB professor Rui Oliveira.
Confira, abaixo, os sete eixos temáticos da Conferência:
- Eixo I – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa;
- Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;
- Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência;
- Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;
- Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde;
- Eixo VI – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência;
- Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.
Acesse todos os documentos e arquivos da Conae 2024:
– Orientações para a Organização das Etapas Preparatórias da Conae 2024