Em defesa da democracia, de uma nova política econômica e dos direitos do povo brasileiro sobre o petróleo!
A APLB-Sindicato vai participar do Dia Nacional de Luta e Mobilização em defesa da democracia e por uma nova política econômica, no próximo dia 3 de outubro, e convida os profissionais da educação para também comparecer ao ato político convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais e entidades do movimento social.
O dia 03 de outubro é um dia importante para o povo brasileiro, a data de criação da Petrobras, no ano de 1953. Como já ocorreu em outras oportunidades, o povo brasileiro está sendo chamado para sairmos às ruas do país nesta data, em comemoração aos 62 anos da Empresa, mas também reivindicando para que se cumpra a lei que determina que os recursos obtidos na exploração do petróleo (fundo social e Royalties) sejam utilizados na educação e na saúde.
Em diversas cidades brasileiras serão realizadas atividades alusivas ao Aniversário da Petrobras e em Defesa dos Direitos do Povo Brasileiro sobre o Petróleo, por Democracia e por uma Política Econômica que leve os ricos a pagarem o custo dos ajustes e não os trabalhadores e trabalhadoras. Em Salvador, a data será marcada por uma passeata no Centro da cidade, com concentração no Campo Grande a partir das 9 h.
A Petrobras sempre foi fundamental para a nossa soberania. Ficou maior com a descoberta do Pré-Sal que coloca o Brasil entre os três países com maiores reservas mundiais. Foi importante a criação de novas regras, entre elas a que determina que 50% do fundo social sejam destinados a educação e que a totalidade (100 %) dos Royalties obtidos na exploração do petróleo seja utilizada na Educação (75%) e na Saúde (25%). Em junho/2015 o fundo social contava com seis bilhões de reais.
Nossa soberania tem sido ferida, em constantes ataques à Petrobras, com intenção de desvalorizar, sucatear e privatizar esta que é umas das maiores empresas do mundo. Projetos de Lei como o 131/2015 e outros, visam diminuir a participação da Petrobras no regime de partilha do Petróleo e, com isso, canalizar os lucros para o estrangeiro, roubando mais uma vez a nossa riqueza.
Neste 03 de outubro vamos pras ruas afirmar que o petróleo e o pré-sal pertencem ao povo brasileiro e são riquezas que devem se transformar em investimentos sociais, beneficiando o povo, com garantia que os recursos do Fundo Social e dos royalties sejam utilizados para a Educação e a Saúde.
Veja aqui as principais bandeiras da mobilização:
1. Lutar por melhorias das condições de vida do povo, mais emprego, renda, moradia, educação, saúde, terra e transporte público. Não aceitamos ajuste fiscal que retire direitos dos trabalhadores e propomos uma nova política econômica que preserve os interesses nacionais e amplie direitos;
2. Lutar contra a redução da maioridade penal, contra o extermínio da juventude pobre das periferias;
3. Não aceitar nenhuma tentativa de golpe. Para ampliar a democracia, avançar na luta pela reforma política, do poder judiciário, dos meios de comunicação, agrária, tributária e educacional;
4. Defesa da soberania nacional: o povo é o verdadeiro dono do petróleo, do pré-sal e das riquezas naturais. Impedir a entrega do nosso petróleo às transnacionais;
Queremos outras saídas: que os ricos paguem pela crise! Taxar as grandes fortunas, os dividendos do lucro das grandes, a remessa de lucro pro exterior, combate à sonegação fiscal, fazer a auditoria da dívida pública e a reduzir a taxa de juros, são medidas necessárias para enfrentar a crise do capitalismo que assola o mundo e também a economia brasileira.
Tomaremos a ruas e seremos milhares no dia 3 de outubro de 2015.
Conclamamos que cada movimento, entidade, força política dê sua contribuição para preparar as mobilizações no maior numero possível de cidades brasileiras.
Viva a Democracia, Viva a Petrobrás e Viva ao Povo Brasileiro!!
Pela Comissão Organizadora da Frente Brasil Popular
CMP – Central de Movimentos Populares
Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
CUT – Central Única dos Trabalhadores
CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras
MMM – Marcha Mundial das Mulheres
MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
UNE – União Nacional dos Estudantes
VEJA OS ATOS PELOS ESTADOS
Bahia – Em Salvador, caminhada em defesa da democracia no centro, Campo Grande, a partir das 09h.
Ceará – Concentração na Praça José de Alencar, a partir das 08h – Fortaleza.
Minas Gerais – A partir das 10h, na Praça da Rodoviária, Belo Horizonte.
Paraná – Ato público em defesa da Petrobras, às 10h, na Boca Maldita, em Curitiba
Recife – Concentração na Praça Derby, às 8h, em Pernambuco.
Rio Grande do Sul – O ato às 10h, com uma concentração no Largo Glênio Peres, seguida de caminhada até a torre simbólica da Petrobrás, na Praça da Alfândega, no centro da Capital.
Rio de Janeiro – No Rio, o ato será no dia 02, no centro, com caminhada da Candelária até a Cinelândia, a partir das 16h.
São Paulo –
Capital – Avenida Paulista, 901 – em frente ao prédio da Petrobrás
Caminhada: Paulista, Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, Largo São Francisco e Praça da Sé.
10h – Araçatuba – Câmara Municipal – R. Quatorze de Julho nº 26 – Bairro São Joaquim
9H – Campinas – Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto s/nº, com caminhada até o Largo da Catedral
9H – Itapeva – Praça de Eventos Zico Campolim, na Av. Castelo Branco, 923 – Centro
8H – Presidente Prudente – Lançamento regional do Fórum dos Movimentos Sociais no anfiteatro do Sindicato dos Bancários, à Rua Casemiro Dias, 379, bairro V. Nova. Depois, caminhada pelo calçadão no centro da cidade
8h30 – Ribeirão Preto – Esplanada do Teatro Pedro II – Calçadão do Centro
10H – São José do Rio Preto – Rua Bernardino de Campos, 2940 – Praça Shopping
Santa Catarina – O ato será às 09h, na Praça da Catedral, em Florianópolis.
9h – Blumenau – Escadaria da Catedral de São Paulo Apostolo, Rua XV de Novembro –
10h – Joinvile – Praça da Bandeira
9h – Chapecó – Praça Coronel Bertaso, centro.