29 de Janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans – O Respeito Transforma Vidas

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, foi estabelecido em 2004 para combater a violência e a opressão. Diariamente, as pessoas transexuais e travestis lutam pelo respeito à identidade de gênero, ao acesso às políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura, ao mercado de trabalho, entre outros direitos básicos. Um dos objetivos é criar alternativas e buscar oferecer de forma itinerante, informações sobre direitos, leis que protegem a população LGBT+ e aproximar dos serviços de saúde e assistência social e educação. O 29 de janeiro ficou simbolicamente marcado como o mês da visibilidade trans devido a um movimento nacional de pessoas trans e travestis que foram ante ao Congresso Nacional lutar por direitos. “O Brasil é o país mais violento e negligente com pessoas trans e travestis, precisamos dar voz e oportunidades à essa população hoje e todos os dias.”, destaca a diretora Jhay Lopes do Coletivo Transformação da APLB-Sindicato