2 de Julho – Fanfarras de escolas estaduais se preparam para o desfile

Compromisso, trabalho em equipe e dedicação movem alunos nas últimas semanas

No Colégio Estadual Ruben Dário 114 alunos estão treinando desde o início do ano –

Com o desfile cívico de Dois de julho se aproximando, 241 escolas estaduais estão preparando suas fanfarras para a apresentação no bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Compromisso, trabalho em equipe e dedicação movem os estudantes. Nessas últimas semanas, os ensaios estão intensificados para garantir a melhor performance.

As fanfarras oferecem uma diversidade artística, trazendo não só a música, mas também dança e teatro, e no ambiente escolar é um grande alicerce em ações pedagógicas. Elas estão ligadas a momentos de celebração, confraternização e saudação a eventos ou datas que sejam importantes. De acordo com o historiador e professor Rafael Dantas, no 2 de Julho “elas foram inseridas com o passar do tempo durante nas comemorações que existiam. As paradas cívicas que começaram a se tornar presente no decorrer do século 19 e no início do século 20.”

No Colégio Estadual Ruben Dário, na San Martin, que já participa há 12 anos do desfile cívico de 2 de Julho, 114 alunos estão treinando desde o início do ano. Na próxima sexta-feira, acontece uma competição intercolegial com 12 escolas de Salvador.

“A fanfarra precisa ter união de todo mundo, porque se um errar, todo mundo erra, então isso ajuda a fazer a integração dos estudantes”, pontua o diretor da escola Antônio Pimenta, 49 anos. Para a coordenadora da fanfarra, Valdineia Mendes Sousa, 42 anos, “o 2 de Julho é o dia que eles têm como celebridades. Lembro uma vez que uma aluna me contou que um menino falou que quando crescer queria ser igual a ela, que estava tocando trombone de vara. Ela veio me contar toda orgulhosa”, relata Valdineia.

No colégio, os finais de tarde são cheios de música, marcha, bandeiras, danças e coreografias. O grupo ensaia de terça a sexta-feira, das 17h30 às 19h30, e das 13h às 16h, no sábado. Os ensaios acontecem na quadra do colégio.

“Todo mundo está preparado para o que vai vir, a gente já sabe todas as músicas que a gente vai tocar, já tem o repertório completo do começo até o fim do desfile”, conta Mateus Bernardo, 16, que toca bombardino e faz parte da direção geral da fanfarra. Ele aprendeu a tocar bombardino na escola e está na fanfarra desde 2017,  não falta um ensaio sequer.

Mas não é só o Salvador que está se preparando. Em Cachoeira, que comemora o 25 de junho, também está havendo intensivo nos ensaios. Firmino Alves, Piraí do Norte, Prado, Ouriçangas, Maetinga e Planalto também se destacam com as fanfarras e programação. Em todo o estado serão realizadas palestras, rodas de conversa, mostras audiovisuais, saraus, manifestações culturais, dentre outras atividades voltadas ao marco histórico para a Bahia e o Brasil.

Fonte: Jornal A Tarde

Abaixo, imagens e vídeos do INTERCOLEGIAL, encontro entre as fanfarras escolares, que desfilam pelas ruas da San Martin e, em seguida, é realizada a competição no ginásio de uma das escolas.  O objetivo do Intercolegial, realizado há quase 10 anos, é potencializar as fanfarras como uma ação pedagógica nas escolas.