1º Seminário Regional de Funcionários da Região de Jacobina

Seminário Regional de Funcionários da Região do Ouro (7)Seminário Regional de Funcionários da Região do Ouro (6)

Seminário Regional de Funcionários da Região do Ouro (3)

O evento é prova incontestável do avanço da luta dos funcionários da educação no seio do movimento dos trabalhadores em educação na Bahia, tendo o Departamento de Funcionários como condutor desta política.
No dia 17 deste mês, foi realizado o 1º Seminário Regional de Funcionários da Região do Ouro. Foi um dos momentos mais importantes da luta da APLB, no que se refere a funcionários administrativos nos últimos tempos, quando tivemos a participação ativa de diversos municípios da Região de Jacobina como: Miguel Calmon, Mirangaba, Serrolândia, Querolândia e Ubaranas. Tendo na pauta um debate baseado em temas que estão no cotidiano dos funcionários, que são eles: funcionários no contexto da educação, Profuncionário como Objeto de valorização, direitos e deveres dos funcionários da Educação. É importante ressaltar avanços no núcleo de Jacobina obtidos na luta, uma vez que já conquistou um plano de carreira que é unificado, isto contempla funcionários e professores, além do plano de carreira boa parte dos funcionários está concluindo o Profuncionário.
Estavam presentes nesse evento, como palestrantes Nivaldino Felix, diretor de imprensa da APLB, Edimilson Almeida, atual presidente do Conselho Fiscal do sindicato. Presentes também estavam a professora Maria da Glória, diretora-geral do núcleo; a vice-diretora, professora Consuelo; e as professoras Magna, Cleoneide, Jocélia, Rita, Elisângela, Iara e Rita.
Na Bahia podemos afirmar que os funcionários, não são mais aqueles de ontem, na maioria analfabeta e que não tinham nenhum discernimento critico; as atividades desenvolvidas pela APLB, principalmente os encontros anuais foram fatores determinantes para o crescimento da consciência crítica dos nossos camaradas não-docentes, que ajudam o processo educativo na escola e são pilares importantes para o funcionamento da escola.
No cenário nacional, talvez a Bahia seja o Estado que maior numero de alunos matriculados no curso do Profuncionário, já são 87 municípios que através do Instituto Federal aplica o curso.
Nivaldino Felix
Diretor de imprensa- Coordenador do DEFE