A prevenção ao câncer de mama pode salvar muitas vidas

cartaz outubro rosa 2014 PARA SITE 2_ed

Outubro está aí e, como em todos os anos, o rosa irá predominar pelo Brasil. A APLB-Sindicato também apoia a causa e convoca a categoria para esta causa que possui o único e importante objetivo de fortalecer na sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Salvador, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Parque Costa Azul, a partir das 18hs.

É de extrema importância chamar a atenção para a prevenção desta doença que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem uma estimativa de 57.120 novos casos e 13.345 número de mortes, sendo 120 homens e 13.225, mulheres. De acordo com a Sesab, a estimativa do INCA é que este ano haja 2.560 casos na Bahia e 980 em Salvador.

A Campanha Outubro Rosa está espalhada por todo o Brasil e o foco está nas mulheres com mais de 40 anos. A orientação é que especialmente este público não deixe de fazer a mamografia, um exame de raio-X que permite identificar nódulos cancerígenos. O objetivo da campanha é chamar a atenção do público feminino sobre o câncer de mama, que não pode ficar restrito apenas a este período. O autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos ampliam o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento adequado da doença. Também é aconselhado que as mulheres aproveitem para agendar o exame de Papanicolau, para o diagnóstico de câncer de colo do útero.